O atendimento odontológico da rede municipal de saúde passou por uma reestruturação. No Centro de Saúde da Mulher, por exemplo, o horário de atendimento foi ampliado para oito horas diárias, das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.
O atendimento no local é exclusivo para gestantes, principalmente as de alto risco, priorizando a prevenção e o tratamento. O acompanhamento também é importante para prevenir o parto prematuro, por exemplo. “A gestante vai ter um primeiro atendimento e pode continuar o acompanhamento no Centro ou ser encaminhada para uma unidade de saúde próxima de sua casa”, explica Alex Harley Foltran Fernandes, coordenador de odontologia da rede de saúde.
A gestante Jéssika Reis Teodoro iniciou o acompanhamento no local já no começo da gestação. “Eu recomendo muito, porque tem psicólogo, médico, dentista, tudo o que a mulher grávida precisa tem aqui”, disse a paciente.
Continuidade do tratamento
Após o parto, o bebê também pode continuar sendo atendido na rede municipal já que o CRI (Centro de Referência Infantil) Dr. Hercio Marcio Cintra Arantes passou a ter dentistas atendendo desde bebês, a adolescentes até os 14 anos de idade.
“Na Saúde da Mulher, a gestante vai ser orientada sobre a amamentação, o bico, a pega do bebê e, depois, o bebê que é amamentado no seio tem o desenvolvimento da arcada dentária de forma que evita o uso de aparelho ortodôntico”, disse Alex.
Tanto os bebês quanto crianças e adolescentes têm à disposição no CRI a prevenção, orientação e tratamentos de rotina. O atendimento acontece de segunda e quinta-feira, das 8h às 11h, e de terça-feira, das 13h às 16h.
Os agendamentos de consultas ou outras dúvidas podem ser tiradas pelos telefones 3551-5440 (Saúde da Mulher) e 3542-9909 (CRI).