12/02/2025
Destaque Saúde

Araras tem 207 casos confirmados e uma morte por dengue em 2025

A cidade de Araras enfrenta uma preocupante alta nos casos de dengue neste início de 2025. Segundo boletim divulgado nesta terça-feira (4) pela Secretaria Municipal da Saúde, já são 207 casos confirmados da doença, com sete pessoas internadas e um óbito registrado. Além disso, outros 23 casos estão em análise, aguardando resultado de exames.

A faixa etária mais afetada é a de 40 a 49 anos, com 46 registros da doença. Já entre as regiões da cidade, o destaque negativo vai para o leste I, que concentra 46 casos confirmados. Na sequência aparecem as regiões norte, com 44 casos, e sudeste, com 35.

O aumento dos casos levou a Prefeitura a intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Na manhã desta terça-feira (4), os agentes de Endemias realizaram nebulização e vistorias no bairro Jardim São João, na região norte da cidade. Além disso, foi realizada a primeira reunião do Comitê de Combate à Dengue em 2025, com o objetivo de integrar as ações entre a Prefeitura e as instituições de saúde do município. A partir de agora, os encontros acontecerão quinzenalmente devido ao alto risco de transmissão.

 

Primeira reunião do comitê aconteceu nesta terça-feira (4) | Foto: Danilo Lima/Secom

 

“O nosso foco é na população, pensar como vamos fazer esse trabalho de prevenção com a comunidade”, destacou Paulo Rafael Moreira, do Setor de Controle de Endemias.

Entre as medidas adotadas pela Prefeitura estão a aquisição de testes rápidos para diagnóstico, treinamento dos profissionais de saúde, compra de nebulizadores e pulverizadores e o reforço da campanha de vacinação contra a doença. Também foi anunciado o aumento na fiscalização por parte da Vigilância Epidemiológica, com aplicação de multas em casos de imóveis que servirem como criadouros do mosquito.

Agentes de Endemias fizeram vistoria no Jardim São João nesta terça-feira (4) | Foto: Danilo Lima/Secom

 

Nebulização também foi realizada no bairro | Foto: Danilo Lima/Secom

O que a população pode fazer?

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, é uma responsabilidade de todos. A Prefeitura reforça algumas orientações importantes:

  • Elimine os criadouros: Tampe caixas d’água e barris, limpe calhas e ralos regularmente, e descarte pneus e recipientes que possam acumular água.
  • Cuide do quintal: Inspecione semanalmente áreas externas e internas da casa, mantenha sacos de lixo bem fechados e descarte corretamente.
  • Troque a água dos animais de estimação com frequência e limpe os potes com água e sabão.
  • Use areia nos pratinhos das plantas para evitar o acúmulo de água.
  • Mantenha piscinas limpas e com a água tratada.

Situação no estado de São Paulo

O avanço da dengue não é uma preocupação apenas em Araras. O estado de São Paulo já contabiliza 54.026 casos confirmados até o dia 3 de fevereiro. Especialistas alertam que o número de casos deve aumentar ainda mais ao longo do ano, devido a fatores como as mudanças climáticas – com mais chuvas e temperaturas médias mais altas – e a circulação do sorotipo 3 do vírus, para o qual grande parte da população ainda não tem anticorpos.

A Prefeitura de Araras pede a colaboração de todos para combater a proliferação do mosquito e evitar novos casos da doença.

X