28/05/2025
Destaque Saúde

Araras registra a 9ª morte por dengue em 2025; outros quatro óbitos seguem em investigação

Araras confirmou nesta terça-feira (27) a 9ª morte por dengue em 2025. A vítima é uma mulher de 65 anos, que tinha hipertensão arterial, segundo informações do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde. Outros quatro óbitos seguem em investigação.

O avanço da doença continua preocupando. Somente na última semana, o município registrou 225 novos casos, totalizando 3.353 diagnósticos positivos neste ano. Atualmente, cinco pessoas estão internadas e 134 aguardam resultados de exames.

 

 

Vacinação segue com baixa adesão
A cobertura vacinal contra a dengue ainda é considerada baixa. Dados da Secretaria de Saúde apontam que apenas 37,76% do público-alvo — crianças e adolescentes de 10 a 14 anos — receberam a primeira dose. A segunda dose foi aplicada em apenas 15,67% desse grupo. No total, 4.078 doses foram aplicadas até o momento.

As vacinas seguem disponíveis nas salas de vacinação do município. Endereços, telefones e horários podem ser consultados no site da Prefeitura.

Ações de prevenção continuam sendo fundamentais
A Secretaria reforça a importância da colaboração da população no combate ao mosquito Aedes aegypti. A orientação é eliminar qualquer objeto que possa acumular água, como pneus, garrafas, pratos de plantas e outros recipientes.

Os agentes de endemias continuam realizando vistorias nas residências e devem ser recebidos, já que possuem capacitação técnica para identificar e orientar sobre possíveis criadouros.

Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, atrás dos olhos, coceira, manchas na pele, vômito ou diarreia, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3551-5840, do setor de Controle de Endemias.

X