A cidade de Araras confirmou nesta segunda-feira (28) a oitava morte causada pela dengue em 2025, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde. A vítima é um homem de 80 anos, portador de hipertensão arterial. Outros três óbitos suspeitos seguem em investigação.
Segundo a pasta, foram registrados 131 novos casos da doença na última semana, elevando o total de infecções a 2.511 desde o início do ano. No momento, cinco pessoas seguem internadas e 103 aguardam resultados de exames.
Outro ponto de preocupação é a baixa cobertura vacinal. Entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, apenas 37,76% receberam a primeira dose da vacina contra a dengue, enquanto somente 15,67% completaram o esquema vacinal. Desde o início da campanha, 4.078 doses foram aplicadas.
O secretário municipal da Saúde, Romildo Benedito Borelli, conhecido como Baiano da Farmácia, destacou a importância da imunização. “Infelizmente, a nossa cobertura vacinal continua baixa. A imunidade à doença é alcançada somente com as duas doses concluídas. A vacinação é tão importante quanto o combate aos focos da doença”, afirmou.
A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de intensificar os cuidados, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, para conter o avanço da epidemia na cidade.