Um apagão de proporção nacional afetou o Distrito Federal e pelo menos 25 estados na manhã desta terça-feira (15), segundo um levantamento realizado pelo g1. Diversos brasileiros foram impactados com a falta de energia.
De todos os estados brasileiros, Roraima foi o único que não foi afetado pela falta de energia.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e que as equipes estão trabalhando para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. A pasta informa ainda que até às 10h22, foram recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.
O MME também diz em nota que o ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente.
São Paulo
Um apagão nacional afetou a operação em diversas linhas do Metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira (15). De acordo com o Metrô, nas linhas 1, 2 e 3 o reflexo da falta de energia foi sentido na iluminação das estações e não na operação dos trens.
Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha, os trens operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada por conta de uma falha elétrica externa, que ocorreu às 8h30. As plataformas ficaram lotadas por conta do problema. Ônibus do sistema Paese foram acionados entre as estações Paulista e Luz às 8h52.
Rio Claro
O apagão afetou a operação da Estação de Tratamento de Água 2 (ETA2), a captação de água e a Central de Distribuição em Rio Claro (SP). A previsão é que o abastecimento de água seja normalizado até às 12h.
Segundo a prefeitura, a queda de energia afetou diversos bairros do município. O abastecimento elétrico foi restabelecido por volta das 9h40 e, depois disso, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) pôde retomar as operações de captação, tratamento e fornecimento de água.
A ETA 2 abastece 60% da cidade, sendo os bairros das regiões Leste, Oeste e alguns da região Sul, além do distrito de Ajapi. Os outros 40% são abastecidos pela ETA1, que não afetada pela queda de energia.
Podem ocorrer casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares. A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.
A Neoenergia Elektro, responsável pelo abastecimento de energia na cidade, informou que aconteceu uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN), que afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.