Categories: Saúde

Anvisa tem maioria para manter proibida a venda de cigarro eletrônico no Brasil

A maioria dos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em reunião nesta sexta-feira (19), votou por manter proibida a comercialização no Brasil dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes.

Ainda faltam os votos de dois diretores. Até as 17h11, haviam votado Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa e relator, e os diretores Danitza Buvinich e Daniel Pereira.

Desde 2009, esses dispositivos não podem ser vendidos no país. Apesar disso, são facilmente encontrados no comércio ou online.

Para embasar a discussão, a agência elaborou um relatório que avaliou o impacto no país da proibição nos últimos anos, além da situação em outros países em que a comercialização foi liberada. O documento faz as seguintes considerações:

• Aumento do fumo entre os jovens: nos países em que foram liberados, como Estados Unidos e Reino Unido, houve um aumento do fumo entre adolescentes e crianças, o que tem gerado uma crise de saúde e um movimento a favor da revisão da liberação.

• Potencial de dependência: um dos argumentos da indústria é o de que o cigarro eletrônico seria menos viciante e, por isso, uma alternativa ao tabagismo. No entanto, as pesquisas recentes apontam que não é fato. Os vapes podem entregar até 20 vezes mais nicotina que o cigarro comum.

• Ausência de estudos no longo prazo: Não há estudos que mostrem os riscos e efeitos no longo prazo. Um dos pontos de preocupação é a evali, lesão pulmonar que pode levar à morte em um curto espaço de tempo e é causada pelas substâncias presentes nos cigarros eletrônicos. Nos EUA, foram ao menos 70 casos de morte pela doença.

• Impactos na política de controle do tabaco: o Brasil é referência no combate ao tabagismo, doença descrita para quem tem a dependência de cigarro. Um dos riscos analisados pela agência foi o aumento do consumo de tabaco no país com os cigarros eletrônicos.

No Brasil, há nove casos registrados de evali de 2019 a 2020, segundo a Anvisa, No entanto, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia alerta que a doença é subnotificada. Ou seja, há um número oficial de casos menor que a realidade. Isso porque, no país, a notificação de casos é voluntária e não compulsória.

Posição da indústria do tabaco

Os pontos do relatório da agência são refutados pela indústria, que defende a liberação sob os argumentos de redução de danos (porque as pessoas substituiriam os cigarros, com tabaco, pelo vape) e aumento na arrecadação de impostos (com a liberação do comércio).

A Philip Morris Brasil, uma das principais empresas do setor, diz que o produto já representa 36% de sua receita no exterior.

Em outra frente, o setor tenta aprovar um projeto de lei que da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) que propõe a permissão da venda e produção do produto no país. O projeto está no estágio inicial de tramitação, ainda pendente de votação em comissões.

Fonte: G1

Cesar

Recent Posts

Homem é preso pela GCM por tráfico de drogas no Parque Tiradentes

Um homem foi preso pela Guarda Civil Municipal por tráfico de drogas no Parque Tiradentes,…

15 horas ago

Guarda Municipal auxilia visita de populares ao Centro de Operações Integradas da Muralha Digital em Araras

A Guarda Civil Municipal prestou auxílio a populares que visitaram o Centro de Operações Integradas,…

15 horas ago

Prefeitura intensifica fiscalização a imóveis, terrenos e calçadas sem limpeza

A Prefeitura vai intensificar a fiscalização de imóveis – com construção ou não – que…

2 dias ago

Espetáculo “Posição Inicial” estreia neste domingo (19) no Teatro Estadual com entrada gratuita

Estreia no próximo domingo (19), às 19h, o espetáculo Posição Inicial - Performance em Dança…

2 dias ago

Bolsonaro recebe alta após passar 12 dias internado em São Paulo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta médica na manhã desta sexta-feira, após passar 12…

2 dias ago

Auxiliar de limpeza, empregada doméstica e motorista de ônibus rodoviário estão entre as vagas de emprego disponíveis no PAT de Araras nesta sexta-feira (17)

Auxiliar de limpeza: ensino fundamental completo, experiência comprovada na carteira de trabalho de no mínimo…

2 dias ago