A Guarda Civil Municipal de Araras recolheu, na tarde da última quinta-feira (03), uma ambulância pertencente ao município de Conchal que estava estacionada no Pronto Socorro da Santa Casa de Araras. A ação foi motivada por denúncia de que o veículo apresentava risco à segurança devido ao mau estado de seus pneus.
De acordo com a GCM, o chamado partiu de um médico da unidade hospitalar, por volta das 16h, alertando sobre o desgaste extremo dos pneus da ambulância, o que colocaria em risco o motorista, o acompanhante e o próprio paciente no retorno a Conchal. Segundo a corporação, a ambulância aguardava a liberação de um paciente, que ainda estava em atendimento médico.
Com a chegada da guarnição, foi constatado que um dos pneus estava completamente liso, sem qualquer condição de aderência. Imagens do veículo chegaram a ser feitas por cidadãos que também notaram o problema.
Diante da gravidade da situação, o próprio comandante da GCM e o coordenador operacional estiveram no local. Eles propuseram ao motorista da ambulância a substituição do pneu danificado pelo estepe, evitando assim qualquer autuação. No entanto, segundo o relato, o motorista recusou a troca, mesmo após a GCM oferecer escolta até um borracheiro.
Sem alternativas, a Guarda Municipal acionou o diretor da Secretaria de Segurança Pública de Conchal, informou sobre as recusas do motorista e procedeu com o recolhimento do veículo ao pátio de veículos apreendidos, por volta das 17h30, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.
A GCM ressaltou que agentes públicos que se omitem diante de infrações podem ser responsabilizados por prevaricação, conforme o Artigo 319 do Código Penal, além do risco penal de expor vidas à situação de perigo, como prevê o Artigo 132 do mesmo código.
A Prefeitura de Conchal ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.