Na madrugada desta sexta-feira (04), a transição do governo de Jair Bolsonaro (PL) para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi oficializada com a n omeação de Geraldo Alckmin (PSB) para o Cargo Especial de Transição Governamental .
Lula poderá formar uma equipe de até 50 pessoas para atransição. O grupo irá trabalhar nas primeiras medidas do novo governo e terá acesso a dados da administração pública.
Nesta quinta (03), Alckmin se reuniu com Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil , para dar inicio a transição. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.
“A conversa foi muito proveitosa, objetiva. A transição já começou. […] Todo o fluxo de informações foi conversado também. E a transição será instalada com o objetivo da transparência, do planejamento e de continuidade da prestação de serviços à população”, afirmou o vice-presidente.
Nesta fase dos trabalhos, Alckmin terá o auxílio de Gleisi Hoffmann, que será responsável pela parte política, e de Aloizio Mercadante, pela técnica. Eles estiveram com o vice-presidente no encontro.
A reunião teve aproximadamente 40 minutos. O general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria Geral da Presidência, participou do encontro ficando responsável pela parte operacional do lado do governo Bolsonaro.