Após dias de calor fora de época, conhecidos como “veranico”, uma intensa massa de ar frio deve avançar sobre o Brasil a partir da próxima semana. Segundo a previsão dos principais institutos de meteorologia, essa será a primeira grande onda de frio de 2025, com potencial para derrubar as temperaturas em grande parte do país, incluindo regiões do Norte.
De acordo com a Climatempo, o ar polar deve começar a atuar entre o final de maio e o início de junho, trazendo temperaturas bem abaixo da média, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As mínimas podem ser históricas, com previsão até de geadas em algumas localidades.
Previsão para Araras (SP)
Em Araras, interior de São Paulo, o clima ainda segue com características de verão até o início da próxima semana, mas a partir de quinta-feira (29), a mudança será brusca. O tempo deve ficar mais fechado, com possibilidade de chuva e queda acentuada das temperaturas.
Confira a previsão detalhada:
- Sexta-feira (23/05) – Máxima de 27°C, mínima de 15°C. Céu parcialmente nublado, com nevoeiro à noite.
- Sábado (24/05) – Máxima de 28°C, mínima de 14°C. Sol com algumas nuvens.
- Domingo (25/05) – Máxima de 28°C, mínima de 14°C. Predomínio de sol com aumento de nuvens à tarde.
- Segunda-feira (26/05) – Máxima de 28°C, mínima de 14°C. Sol entre nuvens, podendo nublar à noite.
- Terça-feira (27/05) – Máxima de 29°C, mínima de 16°C. Céu parcialmente nublado com aumento de nebulosidade à noite.
- Quarta-feira (28/05) – Máxima de 30°C, mínima de 18°C. Possibilidade de chuva fraca no fim da tarde e à noite.
- Quinta-feira (29/05) – Máxima de 25°C, mínima de 16°C. Céu nublado com pancadas de chuva e queda acentuada nas temperaturas.
- Sexta-feira (30/05) – Máxima de 20°C, mínima de 14°C. Tempo fechado, frio, com possibilidade de chuvas isoladas.
Alerta para o frio
O frio mais intenso deve ser sentido principalmente nas madrugadas e manhãs, e os modelos indicam que ele deve se prolongar até os primeiros dias de junho. A Defesa Civil e os órgãos de meteorologia recomendam atenção especial com pessoas em situação de vulnerabilidade e animais de estimação, além de cuidados com a saúde, especialmente de crianças e idosos.
Acompanhe os próximos boletins para mais informações sobre essa frente fria histórica que deve atingir boa parte do país.