23/05/2025
Cidade Destaque

Araras tem 128 pessoas em situação de rua, aponta levantamento da Assistência Social

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social revela que Araras tem atualmente 128 pessoas vivendo em situação de rua. O dado faz parte do relatório do primeiro trimestre de 2025 do Centro Pop “Dr. Narciso Gomes”, divulgado nesta quarta-feira (21).

Dos 128 identificados, 85 são naturais de Araras e 43 vieram de outras cidades. A maioria é composta por homens (120), enquanto apenas 8 são mulheres. A faixa etária predominante está entre 20 e 30 anos, segundo o relatório.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Especial, Bianca Barbosa do Vale, as principais causas que levam uma pessoa a viver nas ruas são o uso abusivo de drogas e álcool, rompimento de vínculos familiares, desemprego e falta de moradia. “Conseguir que essas pessoas retornem ao convívio social e familiar é uma tarefa bastante complexa, que envolve o desejo de mudança de cada indivíduo, o fortalecimento dos laços familiares e, principalmente, a atuação de um conjunto de políticas públicas”, explica.

Apesar dos desafios, o trabalho desenvolvido pelo Centro Pop, em parceria com o IDE (Instituto de Difusão Espírita), tem gerado resultados. No primeiro trimestre deste ano, dez pessoas foram retiradas das ruas de Araras. Algumas conseguiram retomar o convívio com suas famílias, enquanto outras obtiveram emprego formal e passaram a pagar aluguel, reconstruindo suas vidas.

O Centro Pop oferece serviços essenciais como alimentação, banho, acesso à documentação, rodas de conversa, cine-debate e acompanhamento individualizado. Cada pessoa atendida recebe um Plano Individual de Acompanhamento (PIA), com metas e ações específicas para sua reinserção social.

O trabalho é conduzido por uma equipe multidisciplinar, em articulação com outros serviços, como o CAPS AD, que oferece suporte a quem enfrenta problemas com dependência química, e a Patrulha Social da Guarda Civil Municipal, responsável pela abordagem e encaminhamento das pessoas em situação de rua para os serviços de assistência.

O Centro Pop está localizado na Avenida Dona Renata, 788, Centro (próximo ao McDonald’s) e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, pelo telefone (19) 3547-6672. O IDE, parceiro na execução do serviço, funciona na Rua Emílio Ferreira, 177, Centro (próximo ao Tiro de Guerra), com contato pelo telefone (19) 3541-5215.

 

Fonte: Secom/PMA

 

X