A Escola Estadual Professora Yolanda Salles Cabianca, localizada na Rua Alan Kardec, s/n°, Vila Dona Rosa Zurita, será a primeira de Araras a funcionar no modelo cívico-militar. A implantação está prevista para o segundo semestre deste ano.
A diretora da unidade, Débora Albertini de Lima, falou com exclusividade ao repórter Gil Zaniboni, da Rádio Clube Ararense, e confirmou que o período de matrículas para adesão ao novo sistema vai de 16 de maio até 6 de junho.
Segundo ela, a decisão foi tomada após consulta pública realizada entre 17 e 31 de março. “Mais de 90% dos pais aprovaram a mudança, o que mostra que a comunidade está engajada em buscar melhorias para a educação dos nossos alunos”, afirmou a diretora.
O modelo cívico-militar prevê que a gestão administrativa e disciplinar será feita com apoio de militares, enquanto os professores permanecem responsáveis pelo ensino pedagógico. Atividades extracurriculares com foco em civismo, respeito e disciplina também farão parte da nova rotina.
A implantação faz parte do plano do Governo de São Paulo, que prevê transformar até 100 escolas em cívico-militares ainda em 2025.
Confira a entrevista na íntegra