12/05/2025
Esportes

Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta segunda-feira (12) a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti como novo comandante da seleção brasileira. O treinador de 65 anos assumirá o cargo a partir do fim da atual temporada europeia, deixando o Real Madrid, e terá contrato válido até a Copa do Mundo de 2026, com possibilidade de extensão.

Ancelotti será o primeiro estrangeiro a dirigir a equipe canarinho em seus 111 anos de história. A estreia no cargo está marcada para o dia 6 de junho, contra o Equador, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. O segundo compromisso será no dia 10 de junho, diante do Paraguai, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Reconhecido como um dos treinadores mais vitoriosos do futebol mundial, Ancelotti conquistou cinco títulos da Liga dos Campeões da UEFA — dois com o Milan e três com o Real Madrid — e venceu os campeonatos nacionais da Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha, um feito inédito entre técnicos.

A CBF aposta em sua experiência e liderança para recolocar o Brasil no caminho dos grandes títulos. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, destacou a contratação como parte de um projeto de reconstrução da imagem da seleção:

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio.”

Nos próximos dias, estão previstas reuniões entre o treinador e a diretoria da CBF para alinhar o planejamento, as convocações iniciais e os objetivos do novo ciclo, que tem como foco principal a disputa da Copa do Mundo de 2026.

X