Com o falecimento do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, o cardeal Kevin Joseph Farrell, de 77 anos, assume temporariamente a administração da Igreja Católica como camerlengo, conforme previsto pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.
Quem é o camerlengo Kevin Farrell?
Nascido em Dublin, Irlanda, em 1947, Farrell foi ordenado sacerdote em 1978. Após atuar no México e nos Estados Unidos, foi nomeado bispo auxiliar de Washington em 2001 e, posteriormente, bispo de Dallas. Em 2016, o Papa Francisco o chamou para o Vaticano como prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Em 2019, foi nomeado camerlengo da Santa Igreja Romana.
O que é o camerlengo?
O camerlengo (do italiano camerlengo, que significa “camarista”) é o cardeal encarregado de administrar os bens e assuntos temporais do Vaticano durante o período chamado de Sede Vacante — intervalo entre a morte de um papa e a eleição de seu sucessor. Ele não tem autoridade espiritual, mas exerce importantes funções administrativas.
Entre suas atribuições estão:
- Verificar oficialmente a morte do papa;
- Lacrar os aposentos pontifícios;
- Organizar o funeral do pontífice;
- Supervisionar o conclave que elegerá o novo Papa.
Durante esse período, o camerlengo garante a continuidade da administração da Santa Sé, mas sem tomar decisões doutrinárias ou espirituais, que ficam suspensas até a escolha do novo líder da igreja católica.