16/04/2025
Destaque Saúde

Araras já tem mais de 2 mil casos de dengue em 2025

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue. Araras já soma 2.153 casos confirmados da doença em 2025, superando o total registrado em todo o ano passado, quando foram contabilizados 1.842 casos. Apenas na última semana, 280 novos diagnósticos foram registrados.

Sete óbitos por dengue já foram confirmados neste ano e dois seguem em investigação. De acordo com o Setor de Controle de Endemias, 15 pessoas estão internadas. Outras 192 aguardam o resultado de exames laboratoriais.

 

 

A região norte da cidade concentra o maior número de casos, com 435 registros, seguida da região sul, com 311. “Há trinta anos trabalhando com endemias, nunca vi números assim. São muitos casos e mortes. É urgente a conscientização de cada um para eliminarmos os criadouros e os focos de dengue. Todo mundo tem que trabalhar junto para contermos a proliferação do mosquito e só assim diminuirmos os casos da doença e pouparmos vidas”, alerta Luciana Bianco, coordenadora do setor.

Até o momento, o ano com maior número de casos em Araras foi 2022, com 2.942 ocorrências e quatro mortes por dengue.

Para tentar conter o avanço da doença, a Prefeitura tem realizado uma série de ações:

  • bloqueios casa a casa e em praças públicas;
  • retirada de criadouros com apoio de agentes comunitários;
  • mutirões em bairros com participação de enfermeiros e técnicos de enfermagem;
  • nebulização casa a casa;
  • conversas com grupos da terceira idade;
  • orientação direta na Praça Barão de Araras;
  • palestras educativas em escolas;
  • campanhas de conscientização nos veículos de comunicação.

A população é orientada a colaborar reservando alguns minutos do dia para eliminar possíveis criadouros em suas casas, como pneus, garrafas, vasos e potes que acumulam água. Também é fundamental receber os agentes de endemias, que têm capacitação para identificar e orientar sobre os focos do mosquito transmissor.

Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, manchas na pele, vômitos ou diarreia, a recomendação é procurar o posto de saúde mais próximo.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (19) 3551-5840 – Setor de Controle de Endemias.

X