O volume de água registrado no Rio Piracicaba permanece abaixo da média esperada para setembro na manhã desta segunda-feira (23), mesmo após registro de chuvas na noite de sexta-feira (20). Os dados confirmam o alerta da Defesa Civil de Piracicaba (SP) que o mês será de atenção. Por volta das 6h30 desta segunda-feira (23), a vazão do manancial era de 23,23 mil litros de água por segundo (m3/s). A marca é cerca de 58% menor do que a média observada nesta época do ano, de aproximadamente 55,3 (m3/s).
Neste domingo (22), a vazão do Rio Piracicaba era de 28,45 mil litros de água por segundo.
A Defesa Civil explica que, apesar da chuva não ter refletido em melhora significativa para aumentar o volume do manancial, a precipitação foi importante para aumento dos índices de qualidade do ar.
A chuva não aliviou muito quanto a estiagem e o nível do rio, mas ajudou a melhorar a qualidade do ar. Que estava bem ruim por conta dos incêndios. Precisamos de mais chuva em maior volume”, observa a representante da Defesa Civil de Piracicaba, Graziela Steagall.
Caminhada no salto do Rio Piracicaba
Na última sexta-feira (20), a vazão do Rio Piracicaba estava 72% menor do que a média estimada para setembro. Com o baixo volume, o salto do manancial apresentava um paredão de pedras por onde era possível caminhar.
Chuva
De acordo com a Defesa Civil de Piracicaba, na noite de sexta-feira (20), a cidade registrou 9,3 milímetros de chuva, segundo dados coletados pelo pluviômetro da região do Bairro Paulista.
No Rio Piracicaba, na região da Rua do Porto, foram registrados 10,8 milímetros de chuva até a madrugada de sábado (21).
Menos de um metro de profundidade
Conforme dados da plataforma, o nível do Rio Piracicaba marcou 1,07 metro de profundidade nesta segunda-feira, sendo que a média esperada para setembro é de 1,40 m. Até a noite de sexta-feira (20), o nível era ainda menor, com 0.99.
O cenário reflete os números da Sala de Situação das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), a partir de dados online do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp).
Os boletins diários da Sala de Situação PCJ têm por finalidade compilar informações das Bacias PCJ tais como: chuva acumulada em 24 horas; total de chuva acumulada no mês corrente e nos anteriores; vazões e níveis dos rios monitorados pela telemetria do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e previsão de chuva para os próximos 5 dias.
Volume de chuvas abaixo do esperado
Dados captados pela Defesa Civil na cidade indicaram que o volume de chuvas neste ano foi abaixo do esperado.
Neste ano, segundo Graziela, o regime de chuvas foi drasticamente menor quando comparado ao ano de 2023. Para se ter noção, nos três primeiros meses de 2023 registramos 880,4 milímetros cúbicos(mm3) de chuva, e para os mesmos meses de 2024, foram de apenas 329,5 mm³.
Fonte: G1