O paraibano Edival Pontes, o Netinho, venceu a disputa pela medalha de bronze no Taekwondo até 68kg do Time Brasil e venceu na tarde desta quinta-feira (8), em Paris. Netinho foi revelado em Rio Claro, onde por anos foi atleta da Academia Pro Team, e ganhou a primeira medalha do Brasil na modalidade, ao vencer por 2 a 1 o espanhol Javier Perez Polo. É a 15ª medalha do país nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
O atleta de taekwondo do Brasil perdia o primeiro round por 2 a 0, mas conseguiu virar por 3 a 2. Javier Perez Polo, de Espanha, empatou em 3 a 3 nos últimos segundos, mas o brasileiro venceu por superioridade. No segundo round, o espanhol começou vencendo por 5 a 0, e o brasileiro chegou a se aproximar, mas deu vitória para o espanhol por 6 a 4, empatando em 1 a 1. No terceiro e último round, levou a melhor e se tornou medalhista.
O jovem de 26 anos formou carreira em Rio Claro e morou por anos na cidade. Há um ano e meio deixou o município. Ele é natural de João Pessoa, na Paraíba. Na França, foi uma campanha de recuperação para Netinho, que perdeu sua estreia, mas ganhou os combates seguintes e subiu ao pódio.
“Está sendo muito especial esse bronze. Essa medalhe é justamente pra ele (seu pai e ex-treinador, falecido recentemente), foi um guerreiro, especialmente para minha mãe, irmã, namorada, técnicos, amigos, muito obrigado torcida brasileira”, afirmou em entrevista à imprensa nacional.
O paraibano ficou no 12° lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em seu currículo, o taekwondista conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing 2014. Além disso, também foi prata no Campeonato Mundial de Taekwondo 2022.
Fonte: Jornal Cidade de Rio Claro