O Ministério da Saúde vai distribuir mais 266.281 doses da vacina contra a dengue para a imunização de adolescentes entre 10 e 14 anos. Segundo a pasta, o envio deve ocorrer em abril, sem uma data definida.
50 municípios foram selecionados, entre eles a capital paulista, porém Araras, que ainda não recebeu nenhuma notificação, e demais cidades da região ainda não deverão receber as doses.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, os 266.281 imunizantes que serão destinados ao estado devem ser utilizados para aplicação de primeiras doses (D1). Futuramente, novas levas serão enviadas para completar os esquemas vacinais, que consistem em duas doses separadas por um intervalo de três meses.
Uma vez entregues ao estado, as doses serão repassadas para os municípios, que devem estipular seus próprios calendários e estratégias para a vacinação.
De acordo com o ministério, 668 mil doses distribuídas em fevereiro tem como vencimento o dia 30 de abril. Este lote terá prioridade, e os estados dos cerca de 500 municípios beneficiados na primeira leva devem contabilizar as doses ainda não aplicadas e redistribuí-las para cidades onde haja demanda, dentro de seus territórios.
Com informações do portal G1
Casos em Araras
Segundo o último boletim divulgado pelo Setor de Combate a Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de Araras tem 169 casos positivos da doença, somados aos meses de janeiro, fevereiro e março. 77 pessoas ainda aguardam confirmação e 477 suspeitas já foram descartadas. Além disso, o município não tem óbito registrado. A região sul da cidade é a que contém o maior número de contaminados, com 48 casos.
No entanto, a Secretaria reforça que tem realizado visitas de rotina em todas as regiões da cidade, nebulizações, bloqueios e controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também, do zika vírus, chikungunya e da febre amarela. Em Araras, a equipe de combate à dengue é composta por 39 agentes de endemias.
Outras informações sobre as ações preventivas podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-1522.
Dicas de prevenção e combate à dengue em residências
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.