A Prefeitura de Araras inaugurou na tarde desta sexta-feira (21) o Centro de Operações Integradas (COI) da Muralha Digital. O evento contou com a presença do prefeito Pedrinho Eliseu (PL), do deputado federal Mário Frias (PL), vereadores, além de autoridades militares e civis.
O COI está instalado no antigo Casarão Dona Benedita Nogueira, localizado na Praça Monsenhor Quércia (Calçadão), que foi totalmente reformado e remodelado. Com 12 telas, além de computadores com tecnologia de última geração, a central de monitoramento funcionará 24 horas por dia, sob operação de guardas civis municipais e policiais militares.
“A segurança pública de Araras agora muda de patamar. Um espaço com tecnologia de primeiro mundo, que irá ajudar a diminuir drasticamente a criminalidade em nossa cidade”, destacou o prefeito Pedrinho Eliseu. “São 1.341 câmeras de monitoramento instaladas em ruas, avenidas, parques, escolas, praças, jardins, entradas e saídas da cidade entre outros locais, integradas aos bancos de dados Detecta, do Estado de São Paulo, e Córtex, do Governo Federal”, finalizou.
Homenagem
Durante a solenidade de inauguração também foram entregues certificados de honra aos guardas civis municipais e policiais militares que, no último dia 13, evitaram um assalto a carro forte em frente à uma lotérica no Jardim Campestre, em Araras. Na ação três suspeitos foram presos e um morreu durante troca de tiros. Houve reféns, mas foram liberados sem ferimentos após negociação com os policiais.