Dois criminosos armados renderam uma família no bairro Solário do Mantiqueira, em São João da Boa Vista (SP), para roubar pedras fel, que é a pedra da vesícula do boi, avaliadas em R$ 280 mil. O crime aconteceu na noite da quinta-feira (7).
Segundo informações da Polícia Civil, os assaltantes renderam o casal e seus filhos. Eles exigiram joias, os celulares e 280 gramas das pedras de fel. Depois do crime, a dupla fugiu.
Os investigadores da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) foram até o local e iniciaram o trabalho de investigação para apurar a autoria do crime.
O que são as pedras de boi?
Segundo a pesquisadora da Clínica Médica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Daniela Gomes da Silva, os cálculos são resultados do acúmulo de sais na vesícula de alguns animais, não todos. Ela destacou que as pedras não afetam a qualidade da carne para consumo.
“Esses cálculos se formam na vesícula devido ao acúmulo de sais biliares e de cálcio, sendo encontrados somente em alguns animais. Por isso a fonte mais comum das pedras são os frigoríficos. No processo de abate, as vesículas biliares são retiradas e depois o conteúdo é peneirado para verificar a presença de cálculos. É importante ressaltar que os cálculos biliares não prejudicam a qualidade da carne para o consumo humano”, disse.
Qual o uso mais comum?
A pesquisadora afirmou que a pedra de boi pode ter uso medicinal. “A pedra de boi é muito utilizada na medicina tradicional chinesa para o tratamento de convulsões, desmaios, febre e várias outras doenças. Dezenas de drogas da medicina tradicional chinesa podem utilizar as pedras de boi na sua composição”, disse.
Por que são tão valiosas?
A especialista ressaltou que as pedras são valiosas porque são raras, principalmente as maiores. “Elas são valiosas justamente porque são raras e não são encontradas em todos os bovinos. Na maioria das vezes são grãos muito pequenos, que não chegam a um grama. Pedras grandes e de alto valor são achados raríssimos”, concluiu.