Alunos da rede pública de educação ficaram sem transporte escolar, após o furto de peças de nove ônibus de Araras, no início da madrugada de terça (31). Uma câmera de segurança flagrou o crime que acontece na garagem da Transporte Coletivo de Araras (TCA), no Jardim dos Eucaliptos.
Por causa dos furtos, nove dos 42 ônibus não tem como circular. A previsão é de que a situação só volte ao normal na próxima semana.
Segundo a prefeitura, ninguém ainda foi preso.
O furto
Nas imagens, os ladrões invadem a garagem e, enquanto um criminoso dá cobertura do lado de fora, os outros entram nos ônibus escolares.
Com a ajuda de uma lanterna pegam vários equipamentos, entre eles, seis módulos que controlam as funções eletrônicas do motor. Eles também levaram dois painéis e um tacógrafo.
“Acredito que cerca de R$ 120 mil em prejuízo. Acredito que até passar o processo licitatório, vai demorar de de 10 a 15 dias. Porém, a gente está sanando a questão de logística para que no dia 6 a gente volte ao normal com os alunos”, disse o diretor da garagem Helder Bovo.
Vandalismo
Outro problema que afeta o transporte público de Aaras é o vandalismo. Dos 35 ônibus urbanos em circulação, 10 foram alvo de vândalos nos últimos dias, com pichações, acentos rasgados e, em alguns casos, até mesmo retirados.
O sargento da Polícia Militar de Araras, Ricardo Oliveira Cordeiro, lembra que vandalismo é crime. “Previsto no artigo 163 do código penal e a pena é de 1 mês a 6 meses de prisão. Quando é dano ao patrimônio, a pena vai a até 3 anos detenção”, afirmou.