23/11/2024
Destaque Polícia

Operação em Araras indicia 9 suspeitos de crimes pela internet; prejuízo chega a R$ 1,5 milhão

Cinco mulheres e quatro homens suspeitos de envolvimento em golpes pela internet foram indiciados em Araras, durante uma operação da Polícia Civil nesta quinta-feira (5). O prejuízo chega a R$ 1,5 milhão.

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da capital e de Piracicaba estiveram em Araras nesta manhã e, com o apoio da Polícia Civil da cidade, chegaram aos alvos da Operação “Selfie”.

Os nove suspeitos foram ouvidos e vão responder em liberdade por crime de estelionato e fraude eletrônica. Segundo a polícia, uma mulher é moradora em Americana e o restante em Araras.

Investigação
Segundo a polícia, as atividades da quadrilha são apuradas pela 4ª Delegacia DCCiber (Investigações sobre Lavagem de Dinheiro e Ocultação de Ativos Ilícitos). A investigação começou há três meses após uma denúncia.

A equipe identificou os nove indiciados em um esquema de golpe contra instituições financeiras. O esquema era o seguinte:

Eles se passavam por pessoas jurídicas utilizando dados dos verdadeiros clientes. Com isso, conseguiam obter antecipação no repasse de valores alheios.
Usando a mesma estratégia de serem correntistas, mudavam o domicílio bancário. O dinheiro acabava pulverizado em diversas contas de pessoas físicas.
No total, as equipes cumpriram 12 mandados de busca e apreensão em Araras, Americana e no Guarujá, no litoral paulista.

Os policiais apreenderam oito aparelhos celulares, um notebook, uma máquina de leitura de trilha magnética de cartão, sete cartões bancários e um veículo modelo Fox.

Segundo a polícia, os equipamentos apreendidos vão passar por analise para constatar a utilização no esquema.

X