Imagens de estudantes de medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa) simulando masturbação coletiva durante jogo de vôlei feminino circularam na internet no último final de semana, causando revolta no público. Homens que seriam integrantes do time de futsal da faculdade foram vistos, em vídeo, andando pela quadra e até assistindo a um jogo de calças abaixadas.
Segundo denúncias feitas pelas redes sociais, a cena supostamente aconteceu em uma partida do campeonato Intermed, um torneio que reúne estudantes de medicina de diversas faculdades. A edição deste ano foi realizada em São Paulo, entre os dias 2 e 8 de setembro. Outras pessoas, que afirmam ter presenciado o ato, afirmaram que as imagens são antigas, de um torneio chamado Calomed, realizado em abril deste ano entre calouros da faculdade.
Em dois vídeos, é possível ver cerca de 20 homens correndo ao redor da quadra, como uma ‘volta olímpica’, com as calças abaixadas e nus, com as partes íntimas à mostra. Em outro vídeo, enquanto ocorre um jogo de vôlei feminino, esses mesmos homens, da arquibancada, tocam os órgãos sexuais de forma explícita.
Ainda que não exista confirmação de quando a cena aconteceu, as imagens, que vieram à tona no último final de semana, geraram revolta em muita gente, com políticos e até influencers cobrando posicionamento do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da universidade, que ainda não se posicionou publicamente sobre o caso.
A atlética que os alunos representam, a Associação Atlética José Douglas Dallora (AAJDD), fez uma nota em seu Instagram, afirmando que as imagens ‘não são contemporâneas’ e que não representam os princípios e valores pregados pela entidade. A atlética também afirmou que não compactua com as cenas, mas não esclareceram quando o incidente ocorreu.
Pelas redes sociais da universidade, internautas cobraram punição e posicionamento, mas a entidade limitou os comentários nas publicações.