Os vereadores de Araras estiveram com a Comissão Especial de Tomada de Contas in Loco da Irmandade Santa Casa de Misericórdia da cidade, na noite da última quarta-feira (13). A reunião aconteceu na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, para tratar de assuntos relativos aos trabalhos da comissão. O tema é de interesse da população ararense, já que envolve a atual situação do hospital.
O encontro ocorreu porque durante a 31ª Sessão Ordinária, realizada no dia 4 de setembro, a presidente da Câmara Municipal de Araras e vereadora, Mirian Vanessa Pires (PSD), colocou em votação a convocação da comissão, a fim de que fosse analisada a situação atual dessa instituição hospitalar, bem como para que se obtivesse informações sobre o resultado da auditoria realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde 8 de abril. Os vereadores aprovaram a convocação por unanimidade e, posteriormente, a reunião foi articulada.
Do lado da Santa Casa, todos os membros da Comissão Especial foram convocados para a reunião – mas nem todos compareceram. Já os vereadores que participaram foram: Ana Júlia Casagrande (PSDB); Elaine Brambilla (PSD) – suplente de secretária; Manoel Oliveira dos Santos Filho (PL); Mirian Vanessa Pires (PSD) – presidente; Maria do Socorro Paiva de Souza (União Brasil); Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) – secretária; Rodrigo Soares dos Santos (PSDB) – vice-presidente.
Os vereadores questionaram a destinação da verba da Santa Casa, bem como a situação de crise da instituição. Algumas soluções foram apontadas pelos membros da comissão, as quais serão discutidas posteriormente.
“Nós, vereadores, estamos muito atentos às observações dos trabalhadores da Santa Casa, que relatam atrasos de pagamentos. Além dessa falta de consideração com quem oferta o serviço à comunidade, estamos apreensivos com a possível falta de medicamentos e materiais hospitalares. Não queremos ver a Santa Casa chegar a um nível caótico novamente. Por isso, estamos tentando acompanhar as decisões mais importantes que envolvem a instituição.”, relatou a presidente e vereadora Mirian Vanessa.