22/11/2024
Entretenimento

Faustão está internado no hospital Albert Einstein, em SP

O apresentador Faustão, de 73 anos, está internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, desde o dia 5 de agosto, para tratamento de compensação clínica de insuficiência cardíaca.

O hospital informou, em nota, que, neste momento, Fausto Silva “encontra-se estável e em cuidados intensivos”.

Em junho deste ano, o apresentador deixou o comando de seu programa na Band, após um ano e meio. Segundo comunicado enviado pela assessoria da emissora, “em comum acordo com a Band, o apresentador Fausto Silva deixará o programa diário no segundo semestre”. Na atração, Faustão contava com o apoio em palco do filho João Guilherme e da apresentadora Anne Lottermann, que agora assumem o programa.

Faustão seguiu para a Band após saída da Globo, em 2021, depois de 32 anos.

A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas necessidades. Ela pode ocorrer em qualquer momento da vida, em qualquer idade e atinge 2% da população até 70 anos.

Esse é o motivo pelo qual o apresentador Faustão, de 73 anos, está internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, desde o dia 5 de agosto. A estimativa é que cerca de 3 milhões de brasileiros sofram da condição.

De acordo com médicos cardiologistas, há cinco sinais que podem denunciar sintomas de insuficiência cardíaca:

sapatos que não cabem mais (inchaços nos tornozelos e pés);

utilizar mais travesseiros para dormir (para compensar a dificuldade de respirar deitado causada pelo acúmulo de fluído nos pulmões);

frios constantes nas mãos e pés (o corpo do paciente com insuficiência cardíaca acaba direcionando o sangue quente para o cérebro e outros órgãos vitais);

tosse incontrolável e falta de ar;

cansaço para atividades físicas.

“Esses sintomas confundem às vezes confundem os pacientes e às vezes os próprios profissionais de saúde porque levam os pacientes a pensarem, por exemplo, em patologias pulmonares, em doenças abdominais, mas isso é reflexo de um ‘coração fraco'”, explicou Flávio de Souza Brito, professor assistente de cardiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp).

Entre as causas da insuficiência estão:
danos ao músculo do cardíaco,
infarto do miocárdio,
doenças inflamatórias do coração,
Doença de Chagas,
hipertensão crônica,
doenças das válvulas cardíacas,
doenças congênitas,

X