17/11/2024
Saúde

Setor de Endemias inicia novo ciclo de coletas de larvas para o Índice de Breteau

Nesta semana, o Setor de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde iniciou um novo ciclo de coletas de larvas para o Índice de Breteau, que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada. É utilizado no Brasil para a determinação de infestação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

De acordo com o Setor, nos próximos 15 dias, agentes de Combate de Endemias irão vistoriar 1.800 residências do município. A amostragem é realizada pelo sistema SISAWeb, por meio de sorteio. Essa será a 3ª ADL (Avaliação de Densidade Larvária).

“Pedimos o apoio da população nas vistorias às residências. A equipe de Endemias conta com a ajuda de todos contra a proliferação do mosquito da dengue”, comentou Rafael Moreira, chefe de divisão do Setor de Controle de Endemias.

Atualmente, o índice larvário em Araras está no nível satisfatório, com pontuação menor que o valor 1. A classificação proposta pelo Programa Nacional de Controle da Dengue segue o seguinte parâmetro: índices até 1 são satisfatórios; de 1 a 3,9 envolvem estado de alerta; e acima de 3,9 de risco.

O índice norteia as ações do grupo de endemias para combate do mosquito. Araras tem mais uma coleta de larvas prevista para o mês de outubro.

Dengue em Araras

Segundo o último balanço do Setor de Controle de Endemias, Araras tem 49 casos positivos de dengue, sendo 41 autóctones (contraídos no município) e oito importados (contraídos fora), além de 539 negativos e cinco pessoas aguardando resultados de exames.

Além da dengue, o Aedes é o transmissor do zika vírus, chikungunya e febre amarela. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-5840 (Setor de Controle de Endemias).

X