Os corpos dos dois pilotos que morreram na queda de um helicóptero na quarta (4), em São Carlos (SP), foram enterrados no Cemitério Nossa Senhora do Carmo em São Carlos (SP), na tarde desta quinta-feira (4), sob forte comoção de parentes e amigos.
Uma missa em homenagem às vítimas foi realizada durante o velório na Paróquia São Nicolau de Flüe. Em seguida, os familiares, que estavam muito emocionados, acompanharam a saída dos corpos até o cemitério.
A aeronave que levava Eber Carvalho Guilhen, de 45 anos, e Luiz Ricardo Lazarini, de 46, caiu em uma fazenda que fica às margens da Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), entre a cidade e Ribeirão Preto, no final da tarde de quarta-feira (3).
O Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) começa, nesta quinta-feira (4), os trabalhos para identificar os motivos do acidente com a aeronave de matrícula PR-HRC, modelo Esquilo.
Em nota, a Agrishow, evento de onde o helicóptero partiu, lamentou o acidente e informou que a direção do evento se solidariza e leva sua mensagem de conforto aos familiares, amigos e colegas de trabalho.
Segundo o Cenipa, investigadores do 4ª Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) vão utilizar técnicas específicas que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
O órgão tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.
Ainda de acordo com o Cenipa, a conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
Queda de helicóptero
O helicóptero Esquilo partiu da feira de tecnologia agrícola Agrishow, que está sendo realizada em Ribeirão Preto, deixou passageiros em São Carlos e, quando voltava para a feira, teve uma pane e caiu na fazenda Pixoxó.
Por volta das 17h30, o Corpo de Bombeiros foi informado que a aeronave estava em chamas em uma área de vegetação, que fica às margens da SP-318.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros de São Carlos, Rangel Moreira Gregório, foram encontrados os corpos de dois homens fora da aeronave, com múltiplas fraturas e carbonizados.
“Nós encontramos duas vítimas fora dos destroços, a aeronave ficou completamente destruída e as vítimas foram arremessadas para frente e, provavelmente, foram vítimas do incêndio provocado pelo combustível que vazou”, afirmou. De acordo com informações dos funcionários da propriedade, o helicóptero teve uma queda brusca e bateu no chão com força e muito rapidamente. A aeronave explodiu e ficou completamente destruída.
“Eles trabalhavam em conjunto, faziam transportes, era muito comum. Eles estavam fazendo transporte de familiares da empresa, de um dos diretores da empresa, e também dos familiares dos pilotos”, disse o delegado Gilberto de Aquino.