O penúltimo livro da temporada 2022/2023 do Clube do Livro de Araras será o “Floresta é o nome do mundo”, da escritora norte-americana Ursula K. Le Guin (1929-2018). A leitura do sci-fi (Ficção Científica) acontece no próximo dia 29 (sábado), às 16h, pela plataforma online Google Meet. As inscrições podem ser realizadas aqui.
Vencedora do Prêmio Hugo Award (que premia os melhores trabalhos e realizações de fantasia ou ficção científica), a obra foi publicada originalmente em 1972. No Brasil, o direito de publicação é da Editora Morro Branco.
Resumo da obra
O planeta Athshe era um verdadeiro paraíso, coberto por densas e colossais florestas. Seus habitantes, humanoides com pouco mais de um metro de altura e corpos cobertos por pelos verdes e sedosos, viviam em paz. Então outros vieram. Muito mais altos e de pele lisa, eles caíram do céu e começaram a desbravar o território ao seu redor, enxergando os nativos como meros animais selvagens. Eles vieram de um mundo em ruínas e superpovoado, faminto por matérias-primas, madeira e grãos: a Terra. Sem precedentes culturais para tirania, escravidão ou guerra, os nativos encontram-se à mercê de seus novos e brutais colonizadores. Quando o desespero atinge níveis inimagináveis, uma revolução é inevitável. Cada golpe contra os invasores será um golpe contra sua própria humanidade. Mas os conquistadores alienígenas os ensinaram a odiar… E não há como voltar atrás.
Autora
Ursula Kroeber Le Guin (1929-2018) foi uma escritora norte-americana que produziu inúmeros romances, contos, poesias e traduções.
Autora de obras como “A Mão Esquerda da Escuridão” (1969), “A curva do sonho” (1971) e “Os despossuídos” (1974), Le Guin é celebrada como um dos principais nomes do gênero de Ficção Científica, ganhadora de Prêmios como o Hugo e o Nebula.
Clube do Livro de Araras
O Clube do Livro é uma iniciativa independente criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019 com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Clube do Livro 2022/2023
Maio – “O Pintassilgo” – Dona Tartt