20/09/2024
Esportes

Palmeiras terá time reserva na estreia da Libertadores nesta quarta-feira (5)

O Palmeiras está se preparando para a estreia na Libertadores 2023 e a expectativa é grande para mais uma participação do clube na competição. Com um elenco e uma comissão técnica experiente, o clube alviverde espera repetir o sucesso de 2021, quando foi campeão do torneio.

O técnico Abel Ferreira decidiu priorizar a final do Paulistão contra o Água Santa, afinal de contas, perdeu o primeiro jogo por 2 a 1, na Arena Barueri, e precisará reverter essa vantagem no jogo de volta, domingo, às 16h, no Allianz Parque.

Sendo assim, o Palmeiras terá uma formação reserva na estreia da Taça Libertadores da América. O Verdão enfrenta o Bolívar, hoje às 21h30, no Estádio Hernando Silles, a 3.600 metros de altitude. Cerro Porteño/PAR e Barcelona/EQU completam a chave.

Gabriel Menino e Breno Lopes foram os únicos titulares que viajaram para La Paz. A principal novidade do Verdão será a estreia de Artur, contratado junto ao Red Bull Bragantino por 8 milhões de euros. Outro que viajou, está à disposição e pode estrear é o volante colombiano Richard Ríos, que veio do Guarani.

Autor do único gol do Verdão contra o Água Santa, Endrick também ficou fora da primeira rodada da Libertadores.

Será a oitava participação seguida do Palmeiras no torneio, ultrapassando a marca que dividia com o São Paulo, que disputou por sete anos em sequência entre 2004 e 2010. Neste ano, o Flamengo alcançará a sétima participação seguida.

Com a 23ª participação na história da Libertadores, o Palmeiras é isoladamente o time brasileiro que mais disputou a competição, seguido por Grêmio e São Paulo, com 21 aparições cada.

Tricampeão da Libertadores, o Palmeiras também ostenta vários outros recordes envolvendo a participação de times brasileiros na história do torneio.

Palmeiras e Bolívar se enfrentaram quatro vezes na história. São três vitórias do Verdão e uma do time boliviano. O último encontro foi registrado em 30/09/2020, com goleada do time paulista por 5 a 0.

O Bolívar ocupa a segunda colocação no Campeonato Boliviano, atrás do rival The Strongest, e vem de três vitórias seguidas. Ronnie Fernández é a principal arma da equipe, que conta também com os conhecidos Lampe, Bejarano e Vaca.

Outros jogos
Hoje também pela Libertadores, às 19h, o Flamengo, sem Arrascaeta, enfrenta o Aucas, no Equador, pelo Grupo A. Às 21h30, tem a estreia Fluminense, de Fernando Diniz, diante do Sporting Cristal, no Peru.

Já pela Copa Sul-Americana, hoje às 19h, o Fortaleza encara o Palestino/CHI, na Arena Castelão, enquanto às 21h, o América/MG estreia diante do Peñarol, na Arena Independência.

Bolívar x Palmeiras
Bolívar – Lampe; Jesus Sagredo, Ferreyra e Jose Sagredo; Justiniano; Bejarano, Villamil, Vaca e Roberto Fernández; Ronnie Fernández e Chavez Cruz.

Palmeiras – Marcelo Lomba; Garcia, Luan, Naves e Vanderlan; Fabinho, Jailson e Mayke; Artur, Breno Lopes e Flaco Lopez. Técnico – Abel Ferreira.

Árbitro – Alexis Herrera (Venezuela)
Local – Estádio Hernando Silles, em La Paz, às 21h30.

Recordes do Palmeiras na Libertadores
Brasileiro com mais jogos: 222
Recorde de invencibilidade: 18 jogos
Maior invencibilidade como mandante: 35 jogos
Maior invencibilidade como visitante: 20 jogos
Time brasileiro com mais finais: 6
Time brasileiro com mais semifinais: 10
Maior número de vitórias: 125
Maior número de vitórias como mandante: 75
Maior número de vitórias como visitante: 48
Maior número de vitórias fora do Brasil: 44
Maior número de gols marcados: 429

 

X