A concessionária Arteris ViaPaulista concluiu, nesta terça-feira (21), a construção do desvio na altura do km 247 da pista norte da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Santa Rita do Passa Quatro (SP).
A estrada começou a passar por reparos e foi interditada no início de março por conta de um pequeno desnível no asfalto no sentido capital, causado pelas chuvas. No dia 7 de março, houve liberação parcial.
A liberação das faixas da nova pista será feita por etapas:
as faixas central e da direita serão abertas ainda nesta terça;
a faixa da esquerda será liberada nos próximos dias enquanto serviços no canteiro central são finalizados.
Em direção a São Paulo, pela pista sul, a movimentação de veículos continuará a seguir pela faixa da direita, a partir do km 249.
Quando for completamente liberado, será restabelecido o fluxo de veículos no sentido Ribeirão Preto para atender ao volume de tráfego e dar apoio enquanto as obras de recuperação total da pista seguem no local.
Pista auxiliar
A pista auxiliar está localizada entre o km 246 e o km 249. O projeto, iniciado em 22 de fevereiro, foi concluído em pouco mais de três semanas. Desde a identificação dos impactos no local, a concessionária já investiu R$12 milhões para realizar as intervenções necessárias.
A implantação do desvio dará ainda mais condições para a continuidade dos trabalhos de recuperação total da pista.
“O desvio é importante para ampliar a capacidade no sentido Ribeirão Preto, o mais impactado pelas obras na pista, que continuam em vigor e podem gerar novas intervenções no trecho. Diferente da pista sul, o trecho sentido norte registrou filas nos horários de pico. Agora, o tráfego passará a ter maior fluidez ao mesmo tempo que garante a segurança de motoristas e trabalhadores no local”, explica Ricardo Gerab, diretor superintendente da Arteris ViaPaulista.
Obras de recuperação
Desde as chuvas registradas no fim do ano passado, a concessionária identificou impactos no pavimento e taludes do trecho do km 247 da SP-330, que motivaram o monitoramento 24 horas das encostas e os bloqueios emergenciais por segurança.