Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, dia 27 de fevereiro de 2023, o União São João em parceria com a 5K Sports anunciou a contratação do técnico João Batista para a disputa do Campeonato Paulista Sub-23. Ele chega acompanhado do auxiliar técnico Dino Camargo e os demais integrante da comissão técnica. O União São João de Araras estreia contra o Independente de Limeira, fora de casa, no dia 23 de abril, será um domingo às 10h30.
O primeiro jogo do União São João de Araras em casa, no Estádio Hermínio Ometto, será na segunda rodada contra o São Carlos, no dia 30 de abril, domingo, às 15h. Na rodada seguinte enfrentará o Mogi Mirim, fora de casa, no dia 7 de maio, domingo às 15h, o maior rival do time de Araras.
O União São João de Araras está no Grupo 3, ao lado de XV de Jaú, Grêmio São-Carlense, Mogi Mirim, São Carlos e Independente de Limeira.
A primeira fase será quase a mesma do ano passado. Os 36 times foram divididos em seis grupos de seis. Eles jogam entre si dentro da chave em turno e returno. A única diferença em relação a 2022 e na quantidade de classificados. Ao invés de dois melhores de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados, agora vão se classificar os quatro melhores de cada chave.
A segunda fase terá os 24 clubes divididos em seis grupos de quatro times, jogando dentro da chave em turno e returno. Passam para a terceira fase os dois primeiros de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados.
Quem não passar para a terceira fase, automaticamente estará rebaixado a 5ª Divisão em 2024. A terceira fase terá 16 equipes, divididas em quatro grupos de quatro clubes. Elas jogarão dentro da chave, em turno e returno, passando os dois melhores para os playoffs.
Técnico João Batista
João Batista foi jogador e atuou na Portuguesa e Ferroviária. Como treinador fez sua carreira toda no interior do estado de São Paulo, passando por Inter de Limeira, Batatais, Matonense, Fernandópolis, Atlético Sorocaba, Olímpia, Guaçuano, Atlético Sorocaba, Flamengo, de Guarulhos, Osvaldo Cruz, São Carlos entre outros.
Batista conquistou acessos com o Guaçuano, da Segundona Paulista para a Série A3 e com o Osvaldo Cruz. Teve participação também na montagem do time da Matonense que conquistou acesso para a Terceira Divisão do Futebol Paulista e da Itapirense que subiu para a Série A2.