Araras foi homologada no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro 2023 (SISMAPA), instrumento do Ministério do Turismo que identifica as necessidades de investimento e as ações de promoção de cada região turística do País. O próximo passo será a inclusão no Sistema, que deve ocorrer em breve.
A listagem é atualizada anualmente para garantir a eficiência dos recursos e das ações para o desenvolvimento do setor. “Através disto Araras terá grandes oportunidades de conquistar verbas para projetos turísticos na cidade”, destaca o secretário municipal de Turismo, Edson Luzetti.
Para participar, Araras teve que atender a uma série de requisitos, como ter um órgão responsável pelo turismo; as empresas ligadas devem estar cadastradas no Cadastur – o cadastro de prestadores de serviços turísticos; e ainda comprovar a existência de um conselho atuante.
Entre os pontos turísticos da cidade, está o Lago Municipal “Fábio Silva Prado”, Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”, Basílica Menor Nossa Senhora do Patrocínio, Praça Barão de Araras, Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, Antiga Estação Ferroviária de Elihu Root, bairro da Cascata etc.
Araras faz parte da Arteac (Associação Regional Turística Encantos da Anhanguera Central), também composta pelos municípios Leme, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Tambaú, Descalvado, Pirassununga, Porto Ferreira, sendo que estas três últimas já estão incluídas no Sismapa.