Jovens que completam 18 anos em 2023 devem realizar o alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho, através do site www.alistamento.eb.mil.br. Esse prazo é válido para todos os cidadãos nascidos em 2005, inclusive para os jovens que fazem aniversário nos meses posteriores.
O site do alistamento está vinculado ao portal do governo federal “gov.br”, onde o jovem deve realizar um cadastro e gerar uma senha para o acesso. Após essa primeira etapa ele deve retornar ao site www.alistamento.eb.mil.br para de fato fazer seu alistamento, que é concluído com a mensagem: “Seu alistamento foi realizado com sucesso”. Em seguida gerado o certificado como este (clique aqui)
Cidadãos que não possuem CPF (providenciar na Receita Federal) ou que nasceram em anos anteriores e que ainda não se alistaram devem comparecer à Junta de Serviço Militar, no mesmo prazo, portando RG, CPF e comprovante de residência recente para regularização.
Após se alistar, o jovem deve fazer o acompanhamento pelo mesmo site para tomar ciência das próximas etapas.
Penalidades para quem não se alistar
O alistamento militar é obrigatório a todo cidadão brasileiro do sexo masculino. Quem não se alistar no prazo estará em débito com o serviço militar e sujeito aos impedimentos previstos na legislação, como o de obter ou prorrogar a validade de passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, inscrever-se em concurso para provimento de cargo público e obter carteira profissional, além da imposição de multa e demais penalidades.
Quaisquer dúvidas ou dificuldades no alistamento, o cidadão deve procurar a Junta de Serviço Militar de Araras, localizada no Centro de Atendimento ao Munícipe Antônio Casadei, na Avenida Zurita, nº 681 – Jardim Belvedere, das 08h30 às 11h e das 13h30 às 16h; ou pelo telefone (19) 3551-0751.