23/11/2024
Polícia Região

Retrospectiva 2022: relembre crimes que marcaram o ano na região de Araras

Instrutor de academia assassinado em Araras, agressão em escola, execução, feminicídios, acidente com motorista embriagado e sequestro de bebê estão entre os crimes que marcaram o ano de 2022 na região de Araras.

1 – Instrutor de academia é morto a tiros em Araras
Em julho, o instrutor de academia Nelson Ré Soares, de 29 anos, morreu baleado em Araras (SP), após pelo pai de uma estagiária que trabalhava no local. Segundo a Polícia Civil, o crime foi motivado por um desentendimento seguido de agressão.

O autor dos disparos, Daniel Yoneshige, de 41 anos, foi detido, mas liberado para responder pelo crime em liberdade. A Justiça entendeu que ele agiu em legítima defesa, já que o instrutor o agrediu.

2 – Estudante da Unicamp é assassinada
Em maio, a estudante da Unicamp Mayara Roquetto Valentim, de 23 anos, foi brutalmente assassinada com 28 facadas quando saiu para caminhar, na Serra da Paulista, em São João da Boa Vista.

O suspeito do crime, Michael Douglas da Silva, de 28 anos, foi preso e confessou o crime. Ele vai responder por latrocínio, roubo seguido de morte, porque estava com o celular da vítima.

3 – Empresário é executado com tiros de fuzil
Em dezembro, o empresário Sérgio Eduardo Aparecido Fazio da Costa, de 43 anos, foi executado com dezenas de tiros de fuzil, em Rio Claro.

O crime aconteceu na terça-feira (6), na Estrada dos Costas, no Jardim das Palmeiras e, por enquanto, ninguém foi preso. Imagens de uma câmera de segurança flagraram o assassinato. (veja abaixo).

4 – Acidente com motorista bêbado deixa 6 mortos
Em outubro, o empresário Pedro Dutra Neto foi preso após se envolver em um acidente que deixou seis pessoas de uma família mortas em São João da Boa Vista (SP). Ele foi indiciado por embriaguez ao volante, homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e porte ilegal de arma.

O carro das vítimas, uma Parati, foi atingido na traseira pela SUV de Dutra Neto, no km 226 da Rodovia Dom Tomás Vaquero (SP-344), que liga a cidade a Vargem Grande do Sul.

Em dezembro, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) , o empresário poderá aguardar o julgamento em prisão domiciliar.

5 – Jovem é esfaqueada em live
Em outubro, uma jovem de 18 anos foi esfaqueada por uma mulher em uma casa na Avenida Morumbi, no Jardim Cruzeiro do Sul, em São Carlos. A vítima fazia uma live no momento da violência. O vídeo repercutiu nas redes sociais. (veja abaixo).

A vítima Iasmin Francislaine Maria agradeceu a preocupação dos amigos e disse que perdoou a agressora, que foi identificada pela polícia.

6 – Homem enche o tanque e foge
Em abril, um jovem de 22 anos foi detido após encher o tanque de gasolina aditivada e fugir sem pagar R$ 370 em um posto de combustíveis, no Centro de Ibaté (SP). Ele confessou que estava praticando crimes em postos para quitar uma dívida.

7 – Universitária é morta ao ser atingida por moto perseguida
Em junho, um acidente envolvendo duas motos matou uma universitária de 22 anos em São João da Boa Vista. Uma câmera de segurança flagrou o momento da colisão.

O acidente aconteceu após uma perseguição da Polícia Militar a um motociclista, que colidiu contra a moto de Jhennifer Vitória Ribeiro. Ele foi preso.

8 – Mulher é assediada em rua
Em agosto, um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar depois de passar a mão nas nádegas de uma mulher na região central de São Carlos. O crime aconteceu na Avenida São Carlos e foi registrado por uma câmera de segurança.

A vítima chamou a polícia e o suspeito foi detido. De acordo com a PM, o homem confessou o crime e foi preso em flagrante.

9 – Corpo de empresária desaparecida é identificado
Em abril, o corpo da empresária Lucilene Maria Ferrari, de 48 anos, foi identificado através de exame de DNA, dois anos após o desaparecimento dela, em dezembro 2019, em Porto Ferreira.

O sócio dela, Vanderlei Meneses, é considerado suspeito e foi preso pela segunda vez em 6 de maio deste ano. A Polícia Civil apura o caso mas ainda não divulgou qual a linha de investigação está seguindo.

10 – Dono de búfalas maltratadas é preso
Em janeiro, a Divisão de Capturas da Polícia Civil prendeu o pecuarista Luiz Augusto Pinheiro de Souza, acusado de deixar em situação de maus-tratos, sem água e comida, mais de mil búfalas na fazenda Água Sumida, em Brotas.

Souza, de 61 anos, foi encontrado pela polícia em São Vicente, no litoral de São Paulo, quando saía de um mercado. Ele era considerado foragido da Justiça e sua prisão foi decretada em dezembro de 2021. Em junho deste ano, a Justiça concedeu liberdade provisória ao pecuarista.

Em novembro, uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) permitiu que os donos da fazenda Água Sumida, em Brotas, vendam parte do rebanho de búfalas que estão sob os cuidados da ONG Amor e Respeito Animal (ARA).

11 – Homem mata a esposa, cachorro e passarinho
Em março, um homem de 47 anos matou a esposa, o cachorro e um passarinho e se jogou de cima da sua casa, no Jardim Progresso, em Porto Ferreira. Ele foi preso em flagrante pelo crime de feminicídio.

Segundo informações da Polícia Civil de Porto Ferreira, Aloísio Batista dos Santos Araújo é suspeito de ter asfixiado a professora Glória de Fátima Silveira de Araújo, de 63 anos, com um saco plástico.

12- Estudante é agredida em escola
Em fevereiro, uma estudante ficou ferida após ser agredida por outra em frente à Escola Estadual de Tempo Integral Lauro Barreira, em Santa Cruz das Palmeiras (SP), na quarta-feira (16).

A violência na Rua Prudente de Morais, na Vila Bortone, foi filmada e repercutiu nas redes sociais.

13 – Mulher é morta carbonizada
Em maio, Karunã Ferreira Coimbra Manduca, de 30 anos, foi encontrada morta carbonizada na casa onde vivia, em Araraquara.

O ex-namorado dela, Victor Kauã Corodato, de 27 anos, foi preso suspeito do crime. Ele confessou que matou a vítima estrangulada e colocou fogo no local, segundo o delegado Fernando Bravo. Coroado foi encontrado morto na dentro de uma cela na penitenciária de Guarulhos, na noite de quinta-feira (26).

14 – Bebê é sequestrado por mulher que sofreu aborto
Em março, uma operação da Polícia Militar e Civil recuperou um recém-nascido de 23 dias que foi sequestrado em São João da Boa Vista. A suspeita é uma mulher que sofreu um aborto espontâneo e foi presa em flagrante.

15 – Mulher é assassinada a facadas
Em novembro, Ana Cláudia Lopes, de 45 anos, foi morta a facadas em Santa Cruz das Palmeiras. A vítima foi encontrada no acostamento na Rodovia Euberto Nemézio Pereira de Godoy (SP-201), que liga a cidade a Santa Cruz das Palmeiras.

O suspeito é Jefferson Lefcadito von Schmidt, que tinha um relacionamento amoroso com a vítima. Foi expedido um mandado de prisão temporária contra ele que é considerado foragido.

X