Na manhã desta terça-feira (20), o prefeito Pedrinho Eliseu assinou a ordem de serviço para o Programa de Iluminação LED em Araras, que irá substituir toda a iluminação de vapor de sódio da cidade (18 mil pontos, aproximadamente), por tecnologia LED.
Os serviços serão realizados pelo “Consórcio Araras Iluminada”, vencedor da licitação. “É um investimento que vai se pagar por conta própria se considerarmos o período de carência do empréstimo feito com o Banco do Brasil, em relação ao valor das prestações. Só com a economia que nós vamos gerar, conseguimos pagar os valores das parcelas e ainda sobra em torno de R$ 70 a R$ 80 mil por mês”, explicou Pedrinho.
Com duas equipes, as substituições começam já na próxima segunda-feira (26), no bairro Narciso Gomes (região Sul). A partir de janeiro de 2023, mais duas equipes serão integradas às trocas. “Todas as lâmpadas serão trocadas no prazo de até seis meses. Além de mais claridade nas vias, economia e segurança, o LED também proporciona sustentabilidade, ao contrário das lâmpadas metálicas, que prejudicam o meio ambiente, devido aos seus componentes, e possuem pouca luminosidade”, completou o chefe do Executivo.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Claudio de Souza, explicou um pouco sobre a dinâmica dos serviços. “Os caminhões com as lâmpadas terão GPS para acompanhamento dos serviços e também há um cronograma com os todos os bairros que precisam de trocas de lâmpadas”, disse Souza.
A assinatura da ordem de serviço aconteceu na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, por meio de live (transmissão ao vivo pela internet) no Facebook da Prefeitura, com a participação de representantes das empresas que compõem o “Consórcio Araras Iluminada”.
14 empresas participaram da licitação
De acordo com a Secretaria Municipal da Administração, 14 empresas participaram da licitação (modalidade pregão) da iluminação pública. “Foi uma licitação bem concorrida, muitas empresas se interessaram. Com o Consórcio, tivemos 10% de economia na disputa da licitação”, ressaltou o secretário Jonas Filho.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-3035 (Secretaria de Administração) e 3547-3089 (Secretaria de Obras).