O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira a criação de um novo Mundial de Clubes, a ser disputado a cada quatro anos, com 32 times. A primeira edição será em 2025, com sede ainda a ser definida.
“Será como a Copa do Mundo das seleções”, declarou Infantino em entrevista coletiva em Doha, dois dias antes da final da Copa do Mundo do Catar.
Infantino também afirmou que haverá um Mundial de Clubes Feminino, com detalhes de formato, data e número de participantes a serem definidos.
Marrocos será sede do Mundial de Clubes com Flamengo e Real Madrid em 2023
O número de times por continente ainda será definido. O ge apurou que a Uefa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) querem que a Europa tenha 12 representantes. É a condição que apresentaram para apoiar a competição.
A versão estendida do Mundial de Clubes foi anunciada pela Fifa em 2019. A primeira edição seria em 2021, com 24 clubes. A pandemia da Covid-19, no entanto, adiou a ideia da entidade, que manteve o formato apenas com os campeões continentais nos anos seguintes.
No formato inicial, com 24 clubes, a ideia era que o torneio contasse com oito europeus, seis sul-americanos, e as 10 vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes.
À época, os clubes europeus e a Uefa anunciaram que boicotariam o novo torneio, que ocuparia um grande espaço no calendário. Com a ampliação de 24 para 32 clubes, é esperada nova resistência das equipes europeias para o novo formato do Mundial.