O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, na manhã desta quinta-feira (8), da cerimônia de Declaração de Novos Aspirantes na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga (SP).
A aeronave com a comitiva presidencial aterrissou na pista da base militar da AFA por volta das 9h45.
A cerimônia, que começou por volta das 10h, marcou o encerramento da jornada de quatro anos da turma Anúbis no Ninho das Águas e foi o único compromisso público da agenda do presidente nesta quinta.
Essa é a sexta vez que Bolsonaro acompanha uma solenidade na cidade durante o mandato. Em julho deste ano, ele fez a última passagem pelo município também em evento da Força Aérea.
Antes da cerimônia, Bolsonaro foi até um grupo de apoiadores e, sorrindo, os cumprimentou. O evento se encerrou as 11h15, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça. A comitiva deixou Pirassununga por volta de 12h10 com destino a Brasília.
Sem pronunciamento
O presidente não fez nenhum pronunciamento e segue sem dar declarações públicas desde o dia 1º de novembro, quando disse que cumprirá a Constituição e agradeceu os votos que recebeu na eleição de 30 de outubro, quando foi derrotado por Lula.
No dia 5 de dezembro, Bolsonaro chorou durante cerimônia de promoção de oficiais, em Brasília.
A cerimônia de declaração de Novos Aspirantes é considerada a mais importante do ano na AFA e marca o encerramento dos quatro anos dos cursos de aviação, intendência e infantaria.
Na solenidade desta quinta, receberam suas espadas, 149 militares, dos quais 134 são homens e 15 são mulheres. Destes 88 são aviadores, 45 intendentes e 16 de infantaria. Apenas três são estrangeiros, um peruano, um senegalês e um cabo-verdense, consideradas nações amigas.
Bolsonaro foi um dos convidados a entregar as espadas aos novos aspirantes.
Após a formatura, os Aspirantes Aviadores seguirão para Natal (RN), os Aspirantes Intendentes seguirão para o Rio de Janeiro e os Aspirantes de Infantaria seguem para Lagoa Santa (MG), onde farão especialização nas aviações para as quais foram designados.