A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente aconteceu nesta quarta-feira (23) no Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson) com o tema “Reflexos da pandemia de Covid-19 na vida das crianças e adolescentes”.
A abertura do evento contou com apresentação de alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Araras e com a presença de mais de 150 pessoas, entre alunos de escolas públicas e privadas, assistentes sociais, conselheiros tutelares, representantes do Poder Judiciário e educadores.
Realizada a cada quatro anos nos âmbitos municipal, estadual e federal, a Conferência é organizada em Araras pelo COMDICAR (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araras) e pela Secretaria de Assistência Social. “Temos um tema central e depois dividimos o público em cinco grupos de trabalho, com eixos diferentes para elaborar as propostas que serão votadas para a etapa regional”, explica Viviane Zanchetta, presidente do COMDICAR.
Visando melhorar atendimentos e identificar as demandas, a discussão de políticas públicas e do Sistema Único de Assistência Social (Suas) é de grande importância. “É um evento significativo para nossas crianças e adolescentes, é um momento de fazê-los refletir e discutir ações de politicas públicas em beneficio das crianças e adolescentes do nosso país”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Pascoala Perches.
O prefeito Pedrinho Eliseu também esteve presente e ressaltou o trabalho que é feito no município. “É um trabalho bem estruturado, primeiro discutimos, entendemos o momento que estamos vivendo e buscamos ações efetivas, construídas dentro de uma pluralidade de entendimentos e com a decisão firme o governo estabelece políticas públicas nesse segmento”, disse.
Também estiveram presentes Alexandre Faggion Castagna, secretário municipal do Governo e das Relações Institucionais; Ana Júlia Casagrande, vereadora e secretária da mesa; GCMs do projeto Anjos da Guarda.