Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Kizomba Araras Afro Fest reuniu aproximadamente 3 mil pessoas Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto. Realizado no domingo (20), o festival de música abriu as comemorações de resistência e a reflexão sobre a importância da ancestralidade dos povos africanos no Brasil, em Araras.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento contou com os shows da Banda Lã, DJ Waguinho, Negro Dune, Pagode do Bom, Os Bernardos, Coral Nostal Soul e Banda Pé de Passagem. Também houve apresentação de grupo de capoeira, exposição de artesanatos e a montagem de uma praça de alimentação no Boulevard do Parque.
O prefeito Pedrinho Eliseu prestigiou o evento e ressaltou a importância da data. “Em Araras, sempre valorizamos a diversidade e as manifestações culturais e foi na minha Administração em 2009 que instituímos o feriado municipal da Consciência Negra” finalizou.
Mais comemorações
De hoje (21) até a próxima segunda-feira (28), na Casa da Cultura “Emílio Silvestre Wolff”, acontece à exposição “Consciência”. A abertura da mostra contece às 19h30 com apresentação do coral Nostal Soul.
O acervo é composto por itens pertencentes à Acafro Araras (Neuza Maria), Ylê Axé de Yansã (Mãe Oyassy e Professor Élvio) e da artista plástica Nela Barros, com fotos ampliadas, quadros, roupas e adereços típicos africanos (religiosos e cotidianos).