23/11/2024
Mundo

Liz Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido após 45 dias

Depois de apenas 45 dias no governo, Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (20). Ela substituiu Boris Johnson.

A gestão de Liz Truss dividiu o Partido Conservador e fez com que dois ministros renunciassem na última semana.

Em seu discurso de saída, que aconteceu na sede do governo do país, em Londres, ela admitiu que não poderia cumprir as promessas que fez quando estava concorrendo à liderança conservadora.

Está marcado para acontecer uma eleição de liderança na próxima semana. Isso significa que Truss ficará no cargo até que um sucessor seja escolhido.

Pronunciamento completo
“Assumi o cargo em um momento de grande instabilidade econômica e internacional. Famílias e empresas estavam preocupadas sobre como pagar suas contas. A guerra ilegal de Putin na Ucrânia ameaça a segurança de todo o nosso continente. E nosso país foi retido por muito tempo pelo baixo crescimento econômico.

Fui eleita pelo Partido Conservador com mandato para mudar isso. Cumprimos as contas de energia e cortamos o seguro nacional. E definimos uma visão para uma economia com impostos baixos e alto crescimento – que tiraria vantagem das liberdades do Brexit.

Mas reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador. Portanto, falei com Sua Majestade o Rei para notificá-lo de que estou renunciando ao cargo de Líder do Partido Conservador.

Esta manhã encontrei o presidente do Comitê de 1922, Sir Graham Brady. Concordamos que haverá uma eleição de liderança a ser concluída na próxima semana. Isso garantirá que continuemos no caminho para entregar nossos planos fiscais e manter a estabilidade econômica e a segurança nacional de nosso país.

Permanecerei como primeira-ministra até que um sucessor seja escolhido. Obrigada.”

X