23/11/2024
Brasil

Congonhas retoma pousos e decolagens após acidente com avião interditar pista

Passageiros enfrentam filas, saguão lotado e diversos problemas para conseguir embarcar em voos no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital, na manhã desta segunda-feira (10). A operação foi retomada na noite deste domingo (9) após acidente com uma aeronave de pequeno porte interditar a pista por quase nova horas.

De acordo com a Infraero, às 9h, 37 voos registravam atraso e 34 tinham sido cancelados nesta segunda. “Aeroporto está um caos. Meu voo era às 8h e agora foi remarcado para as 22h”, relatou um passageiro nas redes sociais.

Outros usuários também relatam que estão há mais de 12 horas esperando por acomodação em hotéis, oferecidas pelas cias aéreas, enquanto aguardam para viajar. O veículo foi retirado da pista por volta das 22h. Ele foi removido por um caminhão e deslocado para uma pista lateral. Com a interdição da pista por horas, ao menos 140 voos foram cancelados no domingo no país: 73 partindo do Aeroporto de Congonhas e 67 chegando. A pista foi liberada para pousos e decolagens às 22h18 e o aeroporto, que fecha durante a madrugada, ficou aberto até a 1h excepcionalmente.

O Aeroporto de Congonhas é o segundo com maior tráfego de passageiros do país e tem a rota mais movimentada do Brasil, que é a ponte-aérea com o Rio de Janeiro, de acordo com a Anac. Segundo a Infraero, ninguém ficou ferido. O pneu do trem traseiro estourou na hora do pouso. A aeronave transportava dois tripulantes e três passageiros, e estava com a documentação regular. A pista auxiliar do aeroporto está liberada para aviação executiva.

Voo atrasado ou cancelado? Saiba quais são os direitos dos passageiros
Acidente em Congonhas provoca atrasos e cancelamentos de voos; veja a lista
Cenipa inicia investigação sobre acidente que causou estouro de pneu de avião no Aeroporto de Congonhas
Informações iniciais indicam que a demora para a retirada da aeronave ocorreu porque não havia equipamento para remoção da aeronave. Questionada sobre a demora para a retirada, a Infraero respondeu que era necessária uma “prancha para remoção”.

A Latam informou que passageiros com voos domésticos com origem, conexão ou destino em Congonhas – São Paulo, dias 09/10 e 10/10, “têm flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo podendo remarcar ou pedir o reembolso integral sem cobrança”.

Mensagem interna da Gol repassada aos tripulantes pede para eles marcarem viagens só a partir do dia 16 de outubro, quando a situação deve ser normalizada.

Investigação
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), localizado em São Paulo(SP), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para fazer a investigação do acidente envolvendo o avião matrícula PP-MIX.

“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realizam a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”, diz nota do órgão.

Áudio que circula em grupos de pilotos indica que o pneu estourou no momento do pouso porque houve uma tesoura de vento (mudança brusca de direção e velocidade do vento em uma curta distância, resultando em efeitos cortantes ou descendentes) e falha no freio.

Em vídeo que mostra a pista no momento do acidente, o controle do tráfego aéreo fala que vai mudar a direção dos pousos. É uma troca corriqueira, segundo especialistas, e indica que o vento estava impactando a operação.

Companhias aéreas
Gol
“A GOL informa que, devido a interdição da pista do Aeroporto de Congonhas na tarde deste domingo (9), 8 voos foram alternados para pouso em outros aeroportos e outros foram cancelados.

A Companhia reforça que presta total assistência aos Clientes e recomenda que os passageiros afetados evitem ir para o Aeroporto de Congonhas. Para remarcação do voo, a GOL pede que os Clientes entrem em contato pelo telefone 0800 704 0465. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante).

A GOL lamenta os transtornos causados, mas reforça que ações como essa visam garantir a Segurança dos seus Clientes, valor número 1 da empresa.”

Os voos cancelados neste domingo são:
G31214 CGH-POA
G31036 CGH-SDU
G31050 CGH-SDU
G31140 CGH-CWB
G31141 CWB-CGH
G32168 CGH-SDU
G31061 SDU CGH
G31509 SDU-VCP
G31310 CGH-CNF
G32153 CNF-CGH
G31402 CGH BSB
G31461 BSB-CGH
G31260 CGH-FLN
G31965 FLN-CGH
G31314 CGH-CNF
G32116 CGH-GYN
G31431 GYN-CGH
G31449 VCP-CGH
G32165 SDU-CGH
G31052 CGH-SDU
G31065 SDU-CGH
G32112 CGH-CWB
G31290 CGH-POA
G31492 CGH-BYO
G31493 BYO-CGH
G32115 FLN-CGH
G31044 CGH-SDU
G31047 SDU-CGH
G31035 SDU-CGH
G31058 CGH-SDU
G31557 NVT-CGH
G32115 FLN-CGH
G31282 CGH-NVT
G31048 CGH-SDU
G31153 SDU-CGH
G32100 CGH-GYN
G32101 GYN-CGH
G31556 CGH-FLN
G31559 FLN-CGH
G31560 CGH-NVT
G31593 NVT-CGH

Latam
“A LATAM Airlines Brasil informa que em função de um incidente com uma aeronave de pequeno porte, que se encontra na pista no aguardo do reboque no aeroporto de São Paulo/Congonhas neste domingo (9/10), teve suas operações de pousos e decolagens impactadas. A empresa lamenta os possíveis transtornos que a situação possa ter ocasionado, esclarece que aguarda as operações serem normalizadas no aeroporto e reforça que não está medindo esforços para prestar a assistência necessária aos passageiros. A empresa sugere que os passageiros busquem o status do voo em latam.com.

Todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas para este domingo (9/10) tem total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária em até 15 dias da data do seu voo original. Os passageiros que puderem optar por essa flexibilidade não devem se dirigir ao aeroporto. Essa flexibilização voluntária pode ser acessada por meio da nossa Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).

Os clientes que tiveram voos cancelados ou atrasados em função dessa contingência, por sua vez, devem solicitar remarcação ou reembolso diretamente em Minhas Viagens também com a mesma flexibilização mencionada acima. Caso tenham dificuldades, os clientes devem entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil)”

Azul
“A Azul informa que, por conta da interdição da pista do aeroporto de Congonhas por uma aeronave de pequeno porte, os voos AD4359 (Santos Dumont – Congonhas) e AD4293 (Confins – Congonhas) alternaram para o aeroporto de Guarulhos, e os voos AD4797 (Congonhas – Santos Dumont), AD4454 (Congonhas – Confins), AD4005 (Santos Dumont – Congonhas), AD4462 (Congonhas – Santos Dumont), AD4250 (Congonhas – Recife) e AD4201 (Recife – Congonhas) que tinham a capital paulista como origem ou destino foram cancelados. O aeroporto permanece fechado e mais ajustes na malha poderão acontecer. A companhia ressalta que os Clientes receberam toda a assistência necessária da Azul, conforme prevê a resolução 400 da ANAC, e lamenta eventuais contratempos causados pela situação”.

X