Morreu na manhã deste domingo (2) Fernando Lucena, marido da candidata pelo PSDB ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
Fernando Lucena, de 44 anos, estava em casa quando passou mal. Após ser acionado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou os primeiros atendimentos na residência, mas ele não resistiu.
Após a morte, Priscilla Krause, candidata a vice-governadora, esteve na residência de Raquel Lyra junto com a comitiva da campanha, familiares e amigos. Ao saber da morte do filho, o pai de Fernando Lucena sentiu-se mal e precisou de atendimento médico. Ele teve alta e voltou para casa.
O corpo de Fernando Lucena foi velado e enterrado no Cemitério Parque dos Arcos, em Caruaru, na tarde deste domingo (2).
Raquel Lyra
Raquel Lyra é candidata pelo PSDB e está em segundo lugar na pesquisa divulgada pelo Ipec neste sábado (1º). Ela nasceu no Recife em 2 de dezembro de 1978, é casada e tem dois filhos. A tucana é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atuou como delegada da Polícia Federal até 2005. Já foi eleita deputada estadual por duas vezes, sendo a mulher mais votada para a Assembleia Legislativa. Foi também secretária da Criança e da Juventude (SCJ) e prefeita do município de Caruaru por duas vezes.
Candidatos ao governo de PE, amigos e familiares lamentam morte do marido Raquel Lyra
Quem é Fernando Lucena: Marido de Raquel Lyra
No dia 31 de março deste ano, Raquel Lyra renunciou à Prefeitura de Caruaru para concorrer ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2022. Ao ler a carta de renúncia, a ex-prefeita da Capital do Agreste relembrou sua carreira na política e agradeceu ao povo caruaruense. “Quero agradecer ao povo de Caruaru, é uma honra ter sido prefeita deste município. Caruaru me projetou para novos desafios e Pernambuco agora me chama”, disse Raquel Lyra.
As candidatas ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) foram as duas mais bem votadas neste domingo (2) e disputarão o segundo turno das eleições de 2022, marcado para 30 de outubro.
Quem são as candidatas no 2º turno
Marília Valença Rocha Arraes de Alencar, de 38 anos, é neta de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, ex-prefeito do Recife e ex-deputado federal. Atuou no movimento estudantil quando cursava direito na Universidade Federal de Pernambuco, onde se formou.
Foi vereadora por três mandatos e é a única mulher deputada federal por Pernambuco na atual legislatura. Em 2020, foi candidata a prefeita do Recife e se tornou a primeira mulher a chegar ao segundo turno na disputa, mas perdeu para João Henrique Campos (PSB), seu primo.
Já passou pelo PSB, partido com o qual rompeu em 2016, e pelo PT. Migrou para o Solidariedade neste ano para concorrer ao governo do estado, e manteve apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atualmente, está grávida.
Sua coligação tem o apoio do PSD, Avante, Agir e PMN.