20/09/2024
Brasil Política

Morre marido de candidata ao governo de Pernambuco

Morreu na manhã deste domingo (2) Fernando Lucena, marido da candidata pelo PSDB ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Fernando Lucena, de 44 anos, estava em casa quando passou mal. Após ser acionado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou os primeiros atendimentos na residência, mas ele não resistiu.

Após a morte, Priscilla Krause, candidata a vice-governadora, esteve na residência de Raquel Lyra junto com a comitiva da campanha, familiares e amigos. Ao saber da morte do filho, o pai de Fernando Lucena sentiu-se mal e precisou de atendimento médico. Ele teve alta e voltou para casa.

O corpo de Fernando Lucena foi velado e enterrado no Cemitério Parque dos Arcos, em Caruaru, na tarde deste domingo (2).

Raquel Lyra
Raquel Lyra é candidata pelo PSDB e está em segundo lugar na pesquisa divulgada pelo Ipec neste sábado (1º). Ela nasceu no Recife em 2 de dezembro de 1978, é casada e tem dois filhos. A tucana é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atuou como delegada da Polícia Federal até 2005. Já foi eleita deputada estadual por duas vezes, sendo a mulher mais votada para a Assembleia Legislativa. Foi também secretária da Criança e da Juventude (SCJ) e prefeita do município de Caruaru por duas vezes.

Candidatos ao governo de PE, amigos e familiares lamentam morte do marido Raquel Lyra

Quem é Fernando Lucena: Marido de Raquel Lyra
No dia 31 de março deste ano, Raquel Lyra renunciou à Prefeitura de Caruaru para concorrer ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2022. Ao ler a carta de renúncia, a ex-prefeita da Capital do Agreste relembrou sua carreira na política e agradeceu ao povo caruaruense. “Quero agradecer ao povo de Caruaru, é uma honra ter sido prefeita deste município. Caruaru me projetou para novos desafios e Pernambuco agora me chama”, disse Raquel Lyra.

As candidatas ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) foram as duas mais bem votadas neste domingo (2) e disputarão o segundo turno das eleições de 2022, marcado para 30 de outubro.

Quem são as candidatas no 2º turno
Marília Valença Rocha Arraes de Alencar, de 38 anos, é neta de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, ex-prefeito do Recife e ex-deputado federal. Atuou no movimento estudantil quando cursava direito na Universidade Federal de Pernambuco, onde se formou.

Foi vereadora por três mandatos e é a única mulher deputada federal por Pernambuco na atual legislatura. Em 2020, foi candidata a prefeita do Recife e se tornou a primeira mulher a chegar ao segundo turno na disputa, mas perdeu para João Henrique Campos (PSB), seu primo.

Já passou pelo PSB, partido com o qual rompeu em 2016, e pelo PT. Migrou para o Solidariedade neste ano para concorrer ao governo do estado, e manteve apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atualmente, está grávida.

Sua coligação tem o apoio do PSD, Avante, Agir e PMN.

X