A emoção e entusiasmo preencheram o coração das milhares de pessoas que compareceram neste domingo (21) na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), para mais uma edição do Domingo Aéreo, na ansiedade de ouvir o famoso bordão ‘Fumaça Já’, que antecede as principais acrobacias da Esquadrilha da Fumaça.
Por todos os lados da pista, os olhos estavam sempre voltados para cima. O som dos clicks das câmeras só foi superado pelo barulho dos motores das aeronaves que riscaram o céu com suas manobras e acrobacias.
Desde às 6h30, o arquiteto Fabio José de Oliveira, de Porto Ferreira, já estava posicionado em frente aos portões da AFA para garantir o melhor lugar para acompanhar as apresentações. “Já perdi as contas de quantas vezes eu vim, cada vez é uma emoção diferente, ainda mais agora no pós-pandemia que ficou dois anos sem ter. Dessa vez eu vim sozinho pra não ter horário pra ir embora”, disse ao g1.
Morador de São Paulo, o engenheiro civil Fabio Marujo saiu de casa às 2h com destino à AFA. Essa é a terceira vez que ele visita Pirassununga para acompanhar o Domingo Aéreo. “Fantástico, maravilhoso. Cada vez que eu venho, eu fico cada vez mais extasiado. É maravilhoso! A presença do pessoal do Chile também é muito legal, cada ano está melhor”, comentou.
Com o genro e o filho militares, Rosane e Enéas Fick, de Leme, tem um motivo a mais para aproveitarem o Domingo Aéreo na AFA. Com a ajuda de um binóculo, o casal não perde nenhum detalhe do dia que consideram especial.
O Tenente-coronel Garcia, comandante da Esquadrilha da Fumaça, disse que há mais de 50 dias o evento é planejado e que o Domingo Aéreo é uma demanda da população.
“É uma responsabilidade para que o organizador tenha cuidados com a entrada e com a saída. Enquanto piloto é uma alegria muito grande você ver a população ingressando na nossa casa para ter um dia agradável e enaltecer a figura da aviação e isso é um reconhecimento para qualquer brasileiro, não só para os pilotos”, exaltou.
Após dois anos realizado de forma online o Domingo Aéreo voltou a ser feito de forma presencial este ano e comemora 70 anos de atuação da Esquadrilha da Fumaça, além do bicentenário da Independência do Brasil.
Entre as atrações do dia estão as acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça e a Esquadrilha de Halcones do Chile, além de exposição de aeronaves.