Alunos de seis escolas municipais podem fazer aulas de judô e jiu-jitsu por meio do convênio entre a Prefeitura e a Associação Mercadante de Judô (Chamamento Público 001/2022). O projeto beneficia, num primeiro momento, 320 crianças e a intenção é ampliar a oferta para outras unidades no próximo ano.
Em algumas escolas há a oferta das duas modalidades e, em outras, apenas do judô. “Aqui na Emef Antônia Marques Dahmen temos as duas modalidades, somando 80 alunos”, explica a secretária municipal de Educação, Heleine Cristina Villas Bôas.
O projeto começou em maio na escola e as professoras já observam mudanças no comportamento dos alunos. “Percebemos uma melhora na disciplina e no rendimento em sala de aula”, diz a diretora da unidade, Helena Salinas.
Oportunidade
Além de benefícios físicos e psicológicos, a prática esportiva pode se tornar uma profissão. “A maior parte dos atletas que passaram pela Associação e seguiram no esporte veio de projetos sociais como esse que estamos realizando nas escolas. É uma oportunidade que eles não podem perder”, afirma o sensei Marcos Mercadante.
No momento, as modalidades são oferecidas nas seguintes escolas:
Emef Prof. Júlio Ridolfo – Jardim São Luiz
Emef Antônia Marques Dahmen – Parque Tiradentes
Emef Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini – Parque Tiradentes
Emef Profª Maria Zélia Padovani Martins Pereira (CAIC) – Parque Tiradentes
Emef Prof. Leonaldo Zornoff – Jardim Alvorada
Emef Prof. Joel Job Fachini – Jardim das Nações