Era um dia para se falar de mais um primeiro tempo excelente do São Paulo. Mas em um jogo tenso, a equipe acabou tendo três jogadores expulsos. Mesmo assim, contudo, venceu a Universidad Católica por 4 a 2, no Chile, e abriu boa vantagem para o duelo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, na próxima semana, no Morumbi.
Mesmo com a pressão da torcida adversária e com um gramado esdrúxulo, cheio de buracos e extremamente seco, o Tricolor se impôs no primeiro tempo e abriu 3 a 0 no placar com dois gols de Luciano, que quebrou o jejum de não balançar as redes desde 8 de maio.
No segundo tempo, entretanto, a maldição da queda de rendimento do Tricolor quase deu as caras. A equipe sofreu um gol logo no início. E o nervosismo parece ter tomado conta. Igor Vinícius, Nestor e Calleri levaram o vermelho e deixaram a equipe com oito em campo.
Menos mal para o São Paulo que antes de deixar o campo o argentino deixou o seu gol na partida, quebrando mais um jejum – a equipe não marcava gols desde 25 de maio, contra o Ayacucho, pela mesma Sul-Americana – e os dois tentos da Católica não assustaram tanto quando deveria.
FICHA TÉCNICA
UNIVERSIDAD CATÓLICA 2×4 SÃO PAULO
Local: Estádio San Carlos de Apoquindo, em Las Condes – CHI
Data/Horário: 30/6/2022 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Auxiliares: Richard Trindad (URU) e Andres Nievas (URU)
VAR: Leodan Gonzalez (URU)
Público e renda: não disponível
Cartões amarelos: Daniel González (Católica); André Anderson, Luciano, Pablo Maia e Reinaldo (São Paulo)
Cartão vermelho: Igor Vinícius, Calleri e Nestor (São Paulo)
GOLS
Reinaldo (pênalti) aos 14min do 1ºT (0-1), Luciano aos 28min do 1ºT (0-2), Luciano aos 39min do 1ºT (0-3), Zampedri aos 2min do 2º T (1-3), Calleri aos 17min do 2ºT (1-4) e Valencia aos 40min do 2º T (2-4)
UNIVERSIDAD CATÓLICA
Pérez; Asta-Buruaga, Daniel González e Cuevas (Orellana 19/2); Isla, Aued (Tapia 31/2), Marcelino Núñez, Saavedra (Felipe Gutierrez 19/2) e Parot, Fuenzalida (Valencia 19/2) e Zampedri. Técnico: Ariel Holan
SÃO PAULO
Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Gabriel Neves (Pablo Maia 43/2), Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Reinaldo (Luizão 37/2); Luciano (Patrick 11/2) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni