17/11/2024
Cidade

Moradora de Araras cultiva pé de couve gigante em Araras

As plantas compõe a maior parte do espaço do quintal da dona de casa Aline Josefa da Silva, de 93 anos, em Araras (SP). No entanto, são duas delas que se destacam pela altura e beleza: os pés de couve com cerca de cinco metros de altura.

Os vegetais chamam a atenção dos moradores da cidade. Nem os donos das hortaliças conseguem explicar como cresceram tanto. Eles também não sabem quando foram cultivados, mas explicaram que há três anos e meio o crescimento das plantas acelerou.

“Começou com um cabo de vassoura que é o normal que as pessoas usam, dai foi passando do limite, e chegou onde está com o bambu”, disse o aposentado Aparecido Procópio da Silva, filho da dona de casa.

Gigante no quintal
Para medir os pés de couve, que ficam próximo ao muro, os filhos da dona de casa tiveram que improvisar uma régua gigante.

Eles amarraram uma ripa de madeira em um pedaço de bambu. As plantas ultrapassam a marca dos quatro metros e 74 centímetros, do equipamento improvisado. Aline confessou ter orgulho dos pés de couve. “Todo tempero que põe na carne eu coloco na couve, é uma delícia, você não lembra nem de carne”, disse a dona de casa.

O tamanho das plantas impressionou até o professor do Departamento de Biotecnologia e de Produção Vegetal e Animal da UFSCar Araras, Fernando Cesar Sala.

“Eu já tinha visto até uns três metros, me surpreendeu. Na realidade a couve é uma planta de crescimento perene, indeterminado. Conforme a colheita for feita dos ramos e ela continua o crescendo. A não ser que ela venha a florescer, ela dá sementes e depois morre. Na realidade ela deve ter uma condição propícia com boa adubação, e ela amarrando permite que a planta chegue a essa altura”, explicou o especialista.

Amor pelas plantas

Com sete filhos, muitos netos, bisnetos e tataranetos, a matriarca Aline Josefa da Silva é apaixonada pelas plantas. Seu quintal tem várias espécies de flores, legumes, temperos, frutas e suculentas. A idosa confessa que sempre foi apaixonada pela terra. “Gostava, tenho aquele amor de estará na terra, cavando plantando, mudando muda de couve, semeando verdura”, disse.

X