O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICAR, em reunião extraordinária ocorrida no dia 25 de abril de 2022, aprovou o parecer da Comissão Especial de Apuração, que é recebido como peça acusatória e instaurou Processo Disciplinar de Perda de Mandado de Conselheiro Tutelar de Felipe César Pinto e Istael Cristina Milinski Mariano por descumprimento de dever da função.
Os conselheiros estão suspensos de suas funções no Conselho Tutelar até o julgamento do Processo Disciplinar de perda de mandato.
Entenda o caso
A decisão do afastamento ocorreu em razão da má conduta dos conselheiros em suas ações, caracterizando ausência de capacidade moral e praticando atos incompatíveis com o exercício da função.
Entre as denúncias estão: utilização do carro do conselho para ações particulares, uso do cargo para cometer abuso de poder e autoridade em chamadas de atendimento, trocas de e-mails e articulação de provas em prol de uma das partes, intrometendo-se em questões judiciais de família por interesses escusos, causando prejuízo e danos sentimentais irreparáveis para as vítimas, evidenciando o seu total despreparo para o cargo.