Araras se prepara para receber o 2º FICAR (Festival Inhana da Canção), que reunirá diversas expressões artísticas como teatro, dança, artes plásticas e, claro, música, no dia 26 de março, a partir das 14h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.
A data marca o aniversário de 100 anos de Ana Eufrosina da Silva Santos, a Inhana, e será realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A artista, nascida em Araras, fez dupla e foi casada com Cascatinha, sendo considerada uma das mais importantes da música popular brasileira nas décadas de 40 e 50. O evento encerra a Semana de Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do município, comemorado no dia 24 de março.
“Preservar a história e a cultura local deve ser uma ação permanente, que valoriza não apenas a perspectiva artística, mas também de honra à memória desta grande artista. Inhana é a nossa maior referência, por isso é importante que a população prestigie este e outros eventos locais, conheça seus artistas e os valorize”, declarou o secretário municipal de Cultura, Fredo Júnior.
Em 2021, a SMC promoveu o resgate histórico da maior artista ararense com a realização de uma exposição virtual sobre a cantora, que pode ser acessada clicando no link: beacons.ai/culturaararas.