Categories: DestaqueSaúde

Vídeo: ‘Vai salvar vidas’, diz médico médico Agnaldo Piscopo após manobra de desengasgo em repórter

O médico e diretor do Pronto-Socorro da Santa Casa de Araras (SP), Agnaldo Piscopo, se manifestou, sobre a viralização do vídeo em que faz uma manobra de desengasgo (manobra de Heimlich) no repórter Rafael Castro, da EPTV, afiliada da TV Globo.

Ele avaliou como positiva a repercussão e espera que a orientação seja usada para salvar vidas. “Satirizaram, levaram na brincadeira, mas muita gente entendeu. Eu tenho certeza que essa manobra vai salvar muitas vidas. A gente agradece as pessoas que entenderam a real necessidade e, quem sabe, vamos transformar isso numa rede para salvar vidas levando às pessoas a conscientização”, disse em vídeo postado nas redes sociais.

Ele também lembrou do caso da idosa que se engasgou com espinha de peixe em junho, na Bahia, e foi salva com a técnica pelo presidente regional do Partido Liberal (PL) na Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma.

Na terça (18), Piscopo dava orientações ao vivo no EPTV1 sobre o que fazer em caso de engasgo de crianças. Ele explicava a manobra e pediu para fazê-la no repórter Rafael Castro, que prontamente se posicionou.

Como a técnica de salvamento exige uma certa força, as expressões do repórter acabaram viralizando. Um dos vídeos postados no Twitter foi visto 2,2 milhões de vezes até a publicação desta reportagem. Apesar de piadas, muitas pessoas elogiaram a divulgação da manobra.

Manobra de Heimlich
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

É um dos procedimentos mais importantes a serem realizados em casos de engasgo e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, inclusive bebês.

Na reportagem o médico mostrou as duas formas de fazer o procedimento: uma que deve ser realizada em bebês menores de um ano e outra em crianças, adolescentes e adultos.

Veja como realizar a Manobra de Heimlich:
📌 Técnica para bebês menores de um ano:

A criança vai ficar roxa, chorar fraco ou não chora e vai ficando molinha.

Não abrir a boca do bebê e tentar retirar o objeto enfiando o dedo dentro da garganta. O objeto deve ser retirado somente se estiver visível.

Ligar para o Samu ou para os bombeiros e até a chegada do socorro iniciar a Manobra de Heimlich. Primeiro colocar o bebê sobre o antebraço ou coxa de cabeça para baixo e aplicar cinco golpes nas costas de maneira firme para que consiga empurrar o corpo estranho que ela engoliu.

Virar a criança e, se o objeto se tornou visível, retirá-lo com os dedos.

Se o objeto não estiver visível ou a criança continuar com dificuldades para respirar, fazer cinco compressões torácicas colocando dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança.

Repita o ciclo de golpes nas costas e compressões torácicas mais uma vez.

Se a criança não se recuperar, ela pode estar tendo uma parada cardiorespiratória e fazer a reanimação caso tenha treinamento para o procedimento. Uma forma simplificada de fazer o procedimento é ir apertando dois dedos contra o tórax do bebê.

📌 Técnica para crianças e adultos:

Se colocar atrás da pessoa que está engasgada e a abrace por trás – se for criança pequena, ajoelhe atrás dela.

Una e prenda as duas mães acima do umbigo. Uma mão permanece fechada e a outra pressiona, comprimindo o abdômen com força por cinco vezes. O objetivo é comprimir o diafragma para ajudar a criança a expelir o corpo estranho – essa manobra é chamada de “abraço da vida”.

Assim como ocorre com os bebês, se após a primeira tentativa a pessoa continuar engasgada, acione ajuda especializada.

Prevenção
O médico alertou para a importância de deixar um ambiente seguro para as crianças para evitar que elas tenha acesso a objetos que possam engolir e causar o engasgamento.

“É importantíssimo a prevenção. Prevenir que a criança não tenha acesso a objetos porque ela não tenha discernimento, inclusive crianças maiores”, afirmou Pispoco.

adminn

Recent Posts

Homem engasga no Centro de Araras e é salvo após manobra de Heimlich; PM escolta até hospital

Um homem foi salvo após engasgar enquanto almoçava em um restaurante no Centro de Araras,…

4 horas ago

Ovo de chocolate e coelho: qual o verdadeiro simbolismo da Páscoa Cristã?

O domingo de Páscoa é, para os cristãos, a celebração mais importante do calendário litúrgico:…

11 horas ago

Mulher é morta a tiros na zona leste de Araras; suspeito fugiu de moto

Uma mulher foi morta a tiros no início da madrugada deste sábado (19) na zona…

12 horas ago

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões neste sábado (19)

A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (17) R$ 50 milhões, prêmio acumulado na última terça-feira (15),…

13 horas ago

Pai ameaça matar jovem com uma faca em Leme por não aceitar relacionamento com a filha de 17 anos

Um caso de ameaça mobilizou a Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (18), em Leme…

13 horas ago

Confira as notas de falecimentos em Araras deste sábado (19)

MARIA RAFAEL CORREA, 87 anos, viúva, moradora do bairro Parque Industrial. Falecimento em 18/04/2025. Sepultamento…

13 horas ago