Um avião de pequeno porte com capacidade para 12 pessoas a bordo explodiu ao cair nas proximidades do Aeroporto Internacional de Rio Branco, neste domingo (29/10).
Partindo de Rio Branco em direção a Envira, no Amazonas, a aeronave caiu por volta das 6h30 no horário local (8h30, horário de Brasília), resultando em uma explosão seguida de um incêndio. O voo era particular, da empresa ART Taxi Aéreo.
Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local para controlar o incêndio. A capitã Francisca Fragoso indicou que a explosão da aeronave reduz drasticamente as chances de sobreviventes, complicando os esforços de resgate devido à dificuldade de acesso.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles da Silva Santos, mencionou o acionamento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) diante da situação.
O acidente ocorreu na direção da BR-364. A capacidade da aeronave é de dez passageiros e dois tripulantes. Segundo o governo do estado, nove adultos e uma bebê, e mais piloto e co-piloto, não resistiram ao grave acidente e morreram no local.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros o Acre, coronel Charles da Silva Santos, informou que equipes se deslocaram na mata levando equipamentos para possível salvamento. “Mas ao chegar, foi visto que ficaram apenas destroços e que estavam incendiando a mata”.
As doze vítimas do acidente aéreo ocorrido em Rio Branco, no Acre, no domingo (29/10), eram de duas cidades do Amazonas: Envira e Eirunepé. Eram seis homens, três mulheres e uma criança de um ano e sete meses, além dos piloto e copiloto.
O avião, da empresa aérea Art Táxi Aéreo, tinha acabado de decolar do Aeroporto Internacional de Rio Branco Plácido de Castro, pouco depois das 6h, e seguia para Envira (AM), distante 373 quilômetros. A aeronave, com os dez passageiros e tripulantes, caiu, explodiu e todos morreram carbonizados, segundo informou o governo do Acre.
Entre as vítimas, quatro eram de Envira e seis de Eirunepé. A empresa aérea é de Manaus e fazia voos regulares todas as quintas-feiras para aquela região e retornava para Manaus aos domingos. A capital do Amazonas era o destino final.
A lista dos passageiros que morreram: Cláudio Mortari (piloto), Cleiton (copiloto), Ana Paula Melo e sua filha Clara Maria Monteiro (de 1 ano e 7 meses), José Marcos Epifânio, Edineia de Lima, Jamilo Maciel, Antônio Epifânio, Raimundo Nonato Melo, Alexsander Bezerra, Antônia Elizângela e Francisco.
Investigação da FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), em Manaus (AM), foram acionados para realizar a ação inicial do acidente do avião em Rio Branco (AC). Se trata de um órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Nessa ação, explicou a Aeronáutica, são usadas técnicas de coleta e confirmação de dados, preservação de indícios, verificação de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
Em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria…
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem, nesta quinta-feira (21), após ele confessar que matou…
A Prefeitura de Araras e a São Leopoldo Mandic inauguram na próxima segunda-feira (25, a…
O prefeito eleito Irineu Norival Maretto (PSD) anunciou em suas redes sociais alguns dos novos…
Novembro um mês marcado por uma expectativa importante para quem trabalha com carteira assinada: é…
Um caminhoneiro de 23 anos morreu carbonizado após bater em outro caminhão, na madrugada desta…