Uma fêmea de lobo-guará foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros de Araras na madrugada deste sábado (16). Segundo a corporação, o animal foi capturado por volta das 4h no condomínio Parque Terras de Santa Olívia.
Os bombeiros informaram que a fêmea está saudável e que foi devolvida ao seu habitat, em uma área de preservação ambiental, sem nenhum risco. Segundo o biólogo Fernando Magnani, o lobo-guará está perdendo habitat por conta da destruição ambiental, porém está se acostumando e se habituando a viver nas bordas das cidades. “Com isso, esse tipo de encontro, animal entrar em condomínio, está cada vez mais frequente”, disse.
O lobo-guará, maior canídeo da América do Sul, é o único lobo que habita as terras brasileiras. Dócil e tímido, o animal consegue se adaptar a ambientes em constante transformação, modificados pelo ser humano, mas a situação não é das melhores: estimativas recentes apontam uma redução de 30% na população de lobos-guará no Cerrado, nos próximos 21 anos.
Perda de habitat, atropelamentos e conflito com o ser humano são as principais ameaças à espécie, que depende de práticas de educação ambiental, estratégias que minimizem o número de atropelamentos e pesquisas para sobreviver livre na natureza.
Ronaldo quer ser o presidente da Confederação Brasileira de Futebol. A ideia de presidir a CBF,…
A Mega-Sena sorteia neste sábado (23) 18 milhões, prêmio acumulado na última quarta-feira (21), após…
Luciano Eduardo Zampim: 51 anos, solteiro. Morava no bairro Jardim Marabá. Falecimento: 22/11/2024 - Sepultamento:…
Em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria…
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem, nesta quinta-feira (21), após ele confessar que matou…
A Prefeitura de Araras e a São Leopoldo Mandic inauguram na próxima segunda-feira (25, a…